Motociclistas Pela Causa: evento terá mutirão para emissão de RGs
Numa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, o 1º Encontro Motociclistas pela Causa terá atendimento do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) para emissão de RGs. A prestação de serviço será gratuita para quem ainda não tem o documento. O evento acontece no próximo domingo (23), a partir das 10h, no estacionamento do Paço Municipal (avenida Liberdade, s/n, Jardim Botânico).
A entrada é gratuita e as pessoas podem trazer um litro de leite, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade. No dia também haverá shows de rock e área de alimentação com food trucks. Uma atração especial será a apresentação de moto habilidade, feita pelo policial civil Zanoni Botelho, instrutor e competidor internacional.
De acordo com o IIRGD, para a emissão do RG é necessário trazer certidão de nascimento original e cópia ou certidão de casamento original e cópia. Em caso de inclusão de documentos complementares, devem ser apresentados original e cópia do respectivo documento. Para a primeira via do documento destinada aos menores de até 15 anos, segundo o IIRGD, é necessário que ele esteja acompanhado dos pais ou responsável legal (com guarda ou tutela), portando RG ou CNH.
Para a segunda via do RG, devem ser apresentadas as mesmas documentações, além de original e cópia do RG anterior (exceto em caso de roubo, furto ou extravio). Em caso de mudança de estado civil, deve ser apresentada a certidão de casamento com averbação (divórcio/viuvez). O valor da taxa a ser paga é de R$ 51,39, que pode ser feito por aplicativo bancário (leitura do código de barras/QR Code) ou por transferência PIX.
Ações sociais
Outras ações sociais são destaque no “Motociclistas pela Causa”. A principal delas é a conscientização da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa que atinge o sistema nervoso. Estão previstas participações de profissionais de saúde especialistas da ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e da Associação Pró-Cura da ELA para orientação. “Fomos procurados pela ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e pela Associação Pró-Cura da ELA para que pudéssemos ajudar na conscientização da doença, que é rara e degenerativa”, contou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. “Junto com os representantes dos motoclubes, pensamos em celebrar a data do Dia do Motociclista com esse evento, que representa exatamente a união e o espírito motociclístico”.
“Apoiar uma iniciativa como essa da ABrELA é importante. Os motoclubes já auxiliam o Fundo Social de Solidariedade com doações de alimentos, por exemplo, e na divulgação da Festa da Uva. Essa união faz toda a diferença, principalmente para quem mais precisa”, destacou José Antonio Parimoschi.
A organização é da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a União dos Motoclubes de Jundiaí e Região, Mascotinha Rider e apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí