Prefeitura e Estado realizam mutirão do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), promoveu, nesta semana, um mutirão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório para todos os imóveis rurais. A ação foi realizada na sede da Casa da Agricultura, localizada dentro do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e atendeu a 13 proprietários rurais.
“É importante lembrarmos que o CAR, além de obrigatório, é um documento importante porque é exigido, por exemplo, quando o agricultor pretende realizar um financiamento. Sem o documento, eles não conseguem o crédito. Então os mutirões são uma boa oportunidade de regularização das áreas”, disse o engenheiro agronômico da Casa da Agricultura, Alexandre Mendes de Pinho.
O produtor de uva do bairro Engordadouro, Luiz Antônio Stella, aproveitou a oportunidade. “É importante estar com tudo regularizado, assim nós ficamos mais tranquilos”, disse.
Além do Cadastro Ambiental Rural, também foi realizado o cadastro de propriedades no Programa Rotas Rurais, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, para cadastro de endereço digital mediante tecnologia avançada de geolocalização. “É importante ter esse endereçamento rural para que a propriedade esteja devidamente identificada, principalmente em situações de emergência, uma vez que as coordenadas são muito precisas, mas também para a realização de entregas e serviços”, reforçou a engenheira florestal da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Ana Maria Martins.
Apesar da oportunidade de regularização no mutirão, a obtenção do CAR pode ser realizada na própria Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que fica dentro do IAC. E o cadastro das propriedades no Programa Rotas Rurais pode ser feito na Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), que fica no 5º andar da Prefeitura de Jundiaí. O agendamento para o cadastro no Rotas Rurais deve ser feito pelos telefones 4589-8692/8581.
O CAR forma uma base estratégica para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí