Criança é o tema do Festival Temático no Espaço Expressa
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promove neste final de semana (sábado e domingo), das 10h às 22h, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Festival Temático, o primeiro festival do ano, tendo como tema central a “Criança”, com entrada gratuita para o público. No local, ainda acontece o do 2º Festival de Música de Jundiaí, uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura.
Neste primeiro festival de 2023, o tema Criança também está alinhado às iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças. Ainda neste segundo semestre estão previstas edições mensais da promoção, sempre buscando reunir público de diferentes idades e segmentos.
“O Expressa une, num ponto central da cidade, espaço para convivência, história, cultura e natureza para toda a família. As atrações como a apresentação dos Barbatuques garante cultura para todos. Neste final de semana, ainda temos o 2º Festival de Música, com a classificação iniciada na sexta-feira (28), às 19h”, comenta o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
Programação
Parque de Pneus
Parque composto por brinquedos feitos de materiais sustentáveis e que permitem o desenvolvimento da autonomia de ação desde pequenos até adultos, de forma segura, instintiva e criativa.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 10h às 16h
Monitoras: Nathalia Maffort, Giuliana Foti e Tatiana Weberman
Kombi dos Sonhos
É uma kombi lúdica que deixa a imaginação fluir e estimula todos os sentidos por meio de suas 8 estações com atividades motoras e sensoriais, pintura, música, leitura e circo. Tornando o aprendizado mais ativo e explorador, favorecendo os vínculos sociais e inspirando momentos de concentração, com benefícios diretos à saúde. A Kombi dos Sonhos também desperta o consumo crítico e consciente, estimula a atividade física e contribui para inserção da criança na natureza e com isso ativa o espírito de conservação e a vontade de ocupação de espaços públicos.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 10h às 16h
Monitoras: Nathalia Maffort, Giuliana Foti e Tatiana Weberman
Oficina de Gravetos
Vamos andar pelos espaços buscando elementos que possam compor nossas criações com gravetos. As crianças e famílias terão à sua disposição diferentes linhas, fios e barbantes que quando se juntam a gravetos e tem por perto a imaginação das crianças o que surge é fantástico.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 12h40 às 15h40
Educadoras: Ana Carol Thomé e Maura Albergaria
Passeios pela Natureza
Este passeio é um convite à experiência para crianças e suas famílias. Uma oportunidade para estar em uma área natural e brincar com a natureza.
Educadoras conduzem as famílias por um percurso, enquanto sugerem brincadeiras que proporcionam um contato direto e sensível com a natureza que pulsa no caminho. Dentre as propostas estão brincadeiras para conhecer o grupo, o espaço, despertar os sentidos, conhecer a si mesmo e investigar o mundo.
Data: 29 e 30 – Sábado e domingo
Horário: das 12h às 15h
Educadoras: Ana Carol Thomé e Maura Albergaria
Guardiões do Patrimônio
Guardiões do Patrimônio é um programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, em que as crianças recebem um passaporte cultural a fim de estimular a visitação de pontos históricos e culturais de Jundiaí. O roteiro inicia-se pelo Espaço Expressa, onde as crianças visitarão os quatro primeiros pontos do passaporte, acompanhados da “Senhora Temporária”, personagem interpretada por atriz profissional e que traz em seu figurino elementos indicativos tanto da realidade social do fim do século 19 e início do 20, tempos áureos da ferrovia no Município e no País.
Data: 29 – Sábado
Horário: das 11h às 12h e das 14h às 15h
Monitora: Carol Reto
Show do Barbatuques
Barbatuques é uma “aula-show” onde o público interage e aprende com os integrantes do grupo Barbatuques, vivenciando brincadeiras musicais e descobrindo seu corpo sonoro por uma deliciosa e lúdica imersão na riqueza do nosso repertório popular e das músicas do próprio grupo.
Data: 29 – Sábado
Horário: 11h
Classificação: livre para todos os públicos
Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein, Taís Balieiro.
Direção musical do núcleo: Fernando Barba
Direção artística e concepção: Núcleo Barbatuques
Show Em Cantos Populares
4Banda – Show Em Cantos Populares – Show musical Infantil – A “4 Banda” é uma experiência musical interativa. Com 4 músicos pra lá de animados, a banda passeia pelos clássicos infantis numa mescla de estilos – do rock ao samba, e do rap à MPB. Com adaptações cativantes e performances animadas, as apresentações contam com diversas brincadeiras e interações que tornam toda a experiência ainda mais divertida.
Data: 29 – Sábado
Horário: 15h
Classificação: livre para todos os públicos
Soul Balanço
Soul Balanço – “Formado por Gui klinke ( Violão e vocal), Paulinho Colombera ( Bateria) e Rodrigo Foca ( Baixo), o Trio Soul Balanço completa 01 ano de existência. “…Nossa usina é a Música Brasileira…” . No repertório, MPB, reggae, soul music nacional, além de Pagode 90 e forró em versões exclusivas criadas pelo grupo. O trio prioriza a musicalidade brasileira, em relação a ritmos e influencias com muito alto astral, buscando uma nova vertente “brazuca”.
Data: 29 – Sábado
Horário: 17h
Classificação: livre para todos os públicos
Banda Ioio
Banda Ioio – O show tem como objetivo principal levar muita música , novos arranjos , dança e diversão para o público infantil, com repertório dos clássicos infantil como “Dona Aranha” até as mais atuais.
Ninguém fica parado!!
Data: 30 – Domingo
Horário: 15h
Classificação: livre para todos os públicos
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além de entrada franca, o espaço também conta com estacionamento gratuito.
Os festivais temáticos vão ao encontro do novo plano de ocupação do Espaço, aprovado no Plano Diretor de uso, e que levam em conta sua nova ocupação, enquanto centro cultural.
Também com base em estudos, seu uso é definido pela ocupação em cinco temas, definidos pelas iniciais com letra “C”, que são: Cidade e Cidadania, Comida, Criança e, obviamente, Cultura, todos eles reunidos no eixo Convivência.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí