Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comitê das Crianças conhece Rota Afro de Jundiaí

Publicada em 29/07/2023 às 18:07

O Comitê das Crianças conheceu na manhã deste sábado (29) a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí. A proposta cultural faz parte das ações de educação patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e apresenta às crianças pontos marcantes da presença da população negra na cidade.

“A Rota Afro tem como objetivo resgatar a história do povo preto em Jundiaí. E essa história tem que passar pelas crianças, porque todo o conhecimento que elas tiverem, elas vão trocar com outras pessoas”, reforçou uma das responsáveis pela Rota Afro em Jundiaí, Valéria de Paula Ignacio, que fez a apresentação às crianças.

Crianças visitaram o Espaço Expressa e vários outros pontos da cidade

A Rota é dividida em duas etapas. Ela é iniciada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e segue para o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Na segunda etapa, os pontos de parada são as praças Ruy Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), onde é contada a história da igreja Nossa Senhora do Rosário e a sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes. Ela termina em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, onde há o relato das vivências de Nhá Lau e Tia Custódia, mulheres escravizadas que viveram até o início do século 20.

“É muito importante a gente ter o conhecimento da história pelo ponto de vista da comunidade negra. Várias curiosidades que não tínhamos ideia”, disseram as crianças Júlia dos Santos Gatto, de 11 anos; e Mariáh Maria de Lima, de 9. O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, no ano anterior, o grupo chega em 2023 à sua quinta composição, com 25 crianças, escolhidas por sorteio – 24 delas divididas entre meninos e meninas, representando as seis regiões do Município, e um integrante para representar as crianças com deficiência.

“Nós queremos mostrar para as crianças do Comitê as várias realidades e todos os pontos de vista da história de Jundiaí. Nesse caso, com a visita à Rota Afro, mostrando a invisibilidade do povo preto, que ajudou a construir a cidade e não ganhou protagonismo nos livros de história. Dentro do processo de interação, são esses elementos que queremos mostrar às crianças”, disse o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Rota Afro apresenta às crianças pontos marcantes da presença da população negra na cidade

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CidadesDestaqueInclusãoNotíciasTurismo
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/29/comite-das-criancas-conhece-rota-afro-de-jundiai/

Apoio