Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Hortas Urbanas transformam paisagens e promovem saúde

Publicada em 30/07/2023 às 11:51

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), tem investido na promoção de uma alimentação saudável para a população por meio do Programa Horta Urbana. Além de ampliar a segurança alimentar, os programas promovem a integração entre pessoas de diferentes idades, origens e estilos de vida.

O Programa Horta Urbana vai muito além do plantio. Na horta do bairro Anhangabaú, a última a ser implantada até agora, a comunidade foi convidada a participar do programa entregando resíduos orgânicos para serem transformados em adubo e os resultados foram excelentes. Jovens acolhidos pela Casa Transitória, que fica no bairro, também visitaram a horta e conheceram sobre técnicas de plantio e cuidados com a terra. “Eu fico muito feliz em mostrar para as crianças como se planta. E a minha ideia é que fiquemos cada vez mais integrados à comunidade”, disse o permissionário Mauro Baptista. A horta, que está na fase final de plantio e fica na av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, vai começar a comercialização dos legumes e verduras a partir da próxima segunda-feira (31). Serão disponibilizados alface, couve, almeirão, cebolinha e também legumes.

Mauro Baptista é permissionário municipal da Horta Urbana instalada no Anhangabaú

O Programa está presente em sete bairros e em fase de implantação em outros 14 locais. Além de garantir condições de acesso a alimentos básicos seguros e de qualidade, essas unidades contribuem para o aumento da renda das famílias dos permissionários. “A base do programa está na formação dos interessados e no seu acompanhamento. Outro ponto importante é que as hortas transformam terrenos públicos ociosos em espaços produtivos, de encontro da comunidade e de trocas solidárias entre vizinhos. Além de tornar mais bonita a paisagem local”, explica a diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, Sylvia Angelini.

“Atividades como essas mostram que as hortas urbanas estão cumprindo seu papel de estimular o contato de crianças e adolescentes com a natureza e a criação de empatia por todas as formas de vida, a partir do contato com a terra, contribuindo para que elas sejam agentes de transformação para uma cidade sustentável”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

No bairro Guanabara, a parceria do concessionário é com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região e também com as escolas. A unidade promove terapia ocupacional para os pacientes, que também cultivam plantas medicinais para o dia a dia. As crianças da EMEB Nelson Brito também já fizeram ação na horta, aprendendo sobre o plantio de hortaliças. Projeto semelhante na horta do bairro Fazenda Grande, na qual os alunos da escola pública vizinha, a Emeb Nassib Cury, têm visitado o local para aprender sobre o plantio de verduras, legumes e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais), avaliando diferentes texturas, cores e sabores.

“A ideia dessas visitas é que as crianças saibam que, no bairro onde elas moram, tem uma horta com alimentos orgânicos e que lá elas podem frequentar junto com os pais, além de ser uma continuidade da horta na escola, no sentido de que tudo o que se aprende na escola, a família também terá a oportunidade na Horta Urbana”, reforçou a coordenadora do programa de Hortas Urbanas de Jundiaí, Rita Stringari De Francesco.

Hortas Urbanas transformam paisagens e promovem saúde e participação social

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais AgriculturaAgronegóciosDestaqueJundiaíSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/07/30/hortas-urbanas-transformam-paisagens-e-promovem-saude/

Apoio