Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Plataforma do ICMBio reúne dados de 5 mil espécies da fauna brasileira e grau de extinção

Publicada em 02/08/2023 às 14:02

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou oficialmente nesta quarta-feira (2) uma plataforma que reúne dados de mais de 5 mil espécies da fauna brasileira avaliadas em relação ao risco de extinção.

Chamado de Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2016. O objetivo é facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção e tornar as informações mais acessíveis, contribuindo para a geração de conhecimento e a implementação de políticas públicas voltadas à conservação da biodiversidade.

O link do site é https://salve.icmbio.gov.br/#/. A interface está disponível para especialistas, estudantes, jornalistas e todos que queiram pesquisar sobre as espécies ameaçadas.

Foto: João Quental

Em um sistema de busca, basta inserir a espécie (tanto pelo nome comum quanto pelo nome científico) para obter dados como grupo, categoria, última atualização da avaliação, estados, bioma, classificação taxonômica (biológica), distribuição, história natural e população.

Um dos destaques é a lista com 364 espécies classificadas como Criticamente em Perigo (CR), a categoria de maior risco atribuído pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Entre elas, encontram-se animais emblemáticos da nossa fauna, como o pica-pau-amarelo, o muriqui-do-norte, o aruá-do-mato, o sapo-folha, a tartaruga-de-couro, a jararaca-ilhoa e a ararinha-azul.

(Fonte: g1/Imagem: João Quental)


Leia mais Meio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/08/02/plataforma-do-icmbio-reune-dados-de-5-mil-especies-da-fauna-brasileira-e-grau-de-extincao/

Apoio