Mês do Patrimônio: visitantes conhecem a rota industrial da Vila Arens em Jundiaí
A Vila Arens foi palco, neste sábado (5), de uma visita mediada sobre o início da industrialização de Jundiaí. Acompanhados pelo diretor de patrimônio histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Elizeu Marcos Franco, e do educador social Denilson André, os visitantes passaram por pontos como Estação Ferroviária, e os locais onde funcionaram a Tecelagem Japy, a Tecelagem Milani, a Argos Industrial S/A e a Vila Operária Argos Nova.
“O público se inscreveu pelo site da Cultura e gostou muito de conhecer todos os pontos e sobre as histórias e memórias desses lugares. Os participantes também compartilharam suas próprias memórias”, comentou Elizeu. Segundo ele, em 2017, o mês de agosto tornou-se, em Jundiaí, o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, que já está em sua 6ª edição. Uma extensa e variada programação discute questões importantes ligadas à preservação da história e das memórias do município. Neste ano o tema é “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”.
Segundo Elizeu, as atividades programadas para agosto têm como objetivo fomentar a educação do patrimônio cultural. “É fundamental que as pessoas conheçam, valorizem e protejam os nossos patrimônios. Esperamos que as ações propostas possam expandir o conhecimento e manter viva a memória dos nossos bens culturais.”
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MÊS DO PATRIMÔNIO.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí