Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí vence concurso nacional do Prêmio Cidade Caminhável 2023  

Publicada em 10/08/2023 às 14:46

O Plano de Bairro Novo Horizonte e Região, realizado pela Prefeitura de Jundiaí através do Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) se sagrou vencedor na categoria Cidades Médias no Prêmio Cidade Caminhável 2023. O projeto se destacou por melhorar as condições do caminhar na região. O programa “Ruas de Brincar” também recebeu menção honrosa no concurso.

Em sua segunda edição, o Prêmio, que é realizado pelo “Instituto Caminhabilidade”, com apoio da Walk 21, mapeou e reconheceu projetos e iniciativas realizados pelo poder público nas cidades brasileiras para melhorar os deslocamentos a pé. Nesta edição, foram 32 inscrições válidas, de 17 cidades de sete Estados, compreendendo todas as regiões do país. As vencedoras foram os projetos Rua da Gente, do município de Benevides, no Pará (categoria Cidades Pequenas); Projeto Plano de Bairro Novo Horizonte e Região, do município de Jundiaí, São Paulo (Cidades Médias); e Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra) de Fortaleza, capital do Ceará (Cidades Grandes).

“Esse prêmio evidencia o sucesso das políticas públicas na região do Vetor Oeste e em toda a cidade. Nos últimos anos, foram investidos pelo nosso governo cerca de R$ 100 milhões com a implantação da Clínica da Família Novo Horizonte, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H Vetor Oeste, Novas UBSs Tulipas e Traviú, EMEBs Fernanda de Favre e Cleo Nogueira, dois piscinões no Jardim Tulipas, além de outros investimentos que ainda estão em execução, como a reforma completa do Parque do Jardim Tulipas, além de duplicação das Av. Daniel Pellizari e Av. Beta e construção de Novo Terminal Urbano no Jardim Novo Horizonte. Com planejamento, queremos deixar um legado para a região e para a cidade”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.

Plano de Bairro Novo Horizonte e Região vence concurso do Prêmio Cidade Caminhável 2023

“O Plano de Bairro é um instrumento que registra os desejos dos moradores, as oportunidades e propostas para melhorar a vida naquele lugar. É um caminho a ser percorrido para que se atinja o resultado esperado, e para orientar esse processo o plano define um conjunto de ações estratégicas para a proteção ambiental, o uso do solo, a mobilidade urbana, a qualidade dos espaços públicos e equipamentos de uso comunitário”, disse a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. 

Uma das ações foi o mapeamento dos percursos da infância com o objetivo de priorizar investimentos para mobilidade ativa, segurança viária, sinalização, arborização, intervenções lúdicas e acessibilidade nessas rotas. Na construção do plano, foi identificado, por exemplo, que apenas 40% das crianças vão a pé para a escola. No entanto, dentre as 60% que não vão caminhando, 1/3 afirmou que iria a pé se as calçadas fossem melhores e se o caminho tivesse sombra. Assim, o plano tem ações para estímulo do caminhar no bairro, desde arborização até o desenvolvimento de rotas lúdicas.

A iniciativa é mais um exemplo na cidade que está se destacando no país pela visão integral sobre a infância e a intersecção com os projetos urbanos. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois foi um esforço coletivo. O plano foi elaborado entre os anos 2020 e 2021, com a participação ativa dos moradores e permite que busquemos melhorias importantes para a comunidade, a partir das demandas indicadas por ela”, afirma o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Entre as necessidades indicadas pela comunidade e que já estão sendo realizadas – não somente naquela região como em toda a cidade – são os programas Horta Urbana e Pé de Árvore. O primeiro concede áreas públicas para a população cultivar hortaliças, frutas e legumes, para o sustento e geração de renda, e o segundo já promoveu a arborização de algumas ruas e prevê o plantio de mais 1,5 mil árvores – aumentando 20% a arborização local.

O Plano de Bairro foi aprovado pela Lei n° 9817, de 2022, e está disponível neste link: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/planos/plano-de-bairro-novo-horizonte-e-regiao/

Ruas de Brincar
O projeto Ruas de Brincar, realizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), também teve uma classificação de destaque no Prêmio. Ele ficou em terceiro lugar na categoria “Cidades Médias”. A iniciativa está vinculada ao programa Cidade das Crianças e tem como objetivo incentivar a retomada da autonomia das crianças pelas ruas da cidade, com o resgate de brincadeiras tradicionais.

Clínica da Família do Novo Horizonte é um dos principais equipamentos de Saúde da cidade

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/08/10/jundiai-vence-concurso-nacional-do-premio-cidade-caminhavel-2023/

Apoio