Jundiaí é líder em desenvolvimento sustentável, entre cidades com mais de 200 mil habitantes
Cada vez mais consolidada entre as melhores do país, Jundiaí conquistou a primeira colocação dentre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR). O ranking é desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis e tem como objetivo estimular o cumprimento da Agenda 2030, formulada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Jundiaí somou 62,14 pontos e um alto nível de desenvolvimento. A pontuação máxima é 100.
“Essa é mais uma conquista que atesta a qualidade da administração de Jundiaí, uma cidade que está em constante evolução sem deixar as pessoas para trás. As políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável são determinantes para garantir um município melhor a longo prazo e está em consonância com o Programa Cidade das Crianças”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Os ODS’s de destaque foram: Água Potável e Saneamento, devido aos índices de tratamento de esgoto – Jundiaí tem 100% de cobertura no município; Energias Renováveis e Acessíveis; Ação Climática, pela preservação da Serra do Japi e gestão de riscos e prevenção a desastres naturais; e Proteção da Vida Marinha, também pelo tratamento do esgoto antes de chegar aos rios e córregos.
Os indicadores Saúde de Qualidade, Trabalho Digno e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, Proteção da Vida Terrestre e Produção e Consumo Sustentáveis também contribuíram com a alta pontuação.
“Implantamos no início da gestão um modelo de governança orientada aos resultados e ao crescimento sustentável. Desde então Jundiaí tem crescido de modo sustentável e inovador, com atrativos para o setor privado, qualidade de vida e serviços públicos de qualidade para a população”, ressalta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Os indicadores de desenvolvimento sustentável de Jundiaí, assim como as políticas públicas implementadas em cada um dos ODS’s podem ser conferidos pelo Observatório Jundiaí. Clique aqui para acessar.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí