Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

1º Seminário de Leitura, Literatura e Bibliotecas prossegue neste sábado (19)

Publicada em 18/08/2023 às 14:43

Com palestras de professores e escritores, a Unidade de Gestão de Cultura(UGC) deu início na manhã desta sexta-feira (18), ao 1º seminário de Leitura, Literatura e Bibliotecas, com o tema “Eu leio”. Você Lê. Pra quê?. A programação segue até sábado (19) e será realizada na Biblioteca Professor Nelson Foot (BNF). 

O seminário recebeu educadores de São Paulo, Várzea Paulista e Sorocaba.

Para Ivanilda Aparecida Solar, coordenadora de acervo e atendimento de Várzea Paulista, é importante essa troca de experiências. “Tudo que é relacionado à literatura é válido. Quando minha supervisora me passou o convite fiquei muito empolgada para receber novas ideias e colocarmos em prática”, comenta Ivanilda. 

“É importante ter essa troca de reflexões e renovações de ideias sobre espaços de leitura pública, além de tentar colocar Jundiaí no roteiro literário do estado, conseguimos discutir com a comunidade sobre as políticas públicas voltadas à literatura”, explica o bibliotecário, Rogério Xavier. 

A mesa foi comandada pela professora Charlene Lemos e a escritora Penélope Martins com mediação de Rogério Xavier, bibliotecário.

A programação, que tem como objetivo explorar a leitura como uma ferramenta poderosa, inclui mesas de discussão, intervenção cultural e literária, além de palestras. “Esperamos que seja um momento de reflexão, onde possamos realizar debates importantes relacionados ao tema. A leitura é capaz de unir as pessoas, e cada vez mais ela tem feito isso, por isso é necessário esses momentos de troca”, comenta Michele Bueno, bibliotecária chefe. 

Programação

Sábado (19)

10h – Workshop: Vivência Poética, com Mara Lígia Biancardi. A atividade contará com três momentos, sendo: “Vamos falar de Leitura”, “que tal lermos para nos embrenharmos em nosso eu?” e “Ler e sentir, Ler e dizer”.
13h – Intervenção Cultural – Traumaturgia: pílulas de amor cão.

Em todas as atividades será concedido certificado de participação. Não há necessidade de inscrição prévia.

A Biblioteca Professor Nelson Foot está localizada no Complexo Argos, Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Centro.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/08/18/1o-seminario-de-leitura-literatura-e-bibliotecas-prossegue-neste-sabado-19/

Apoio