Qualidade de Vida nos Terminais é oportunidade para trabalhadores cuidarem da saúde
Apesar de serem disponibilizados diversos serviços públicos de saúde destinados à atenção básica para a população se cuidar, sempre que surge outra oportunidade é grande a adesão das pessoas, principalmente, dos trabalhadores. E ser mais uma dessas alternativas é o principal objetivo do programa Qualidade de Vida nos Terminais, parceria entre as Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Promoção da Saúde (UGPS), que na manhã de sábado (19), ofereceu de graça ações de saúde e diversão no Terminal Central.
A auxiliar administrativo, Gisele Barbosa Franco, aproveitou para fazer a aferição da pressão. “Achei super legal, porque, muitas vezes, a gente não tem tempo. E ainda fiquei tranquila sabendo que a minha pressão está boa.”
Aposentada, Giovany Dias toma remédio diariamente para pressão alta, e também passou pela aferição da pressão. “A gente precisa cuidar da saúde, e enquanto o ônibus não chega, consegui passar pelo atendimento, que foi ótimo.”
Também foram realizadas a verificação de carteira de vacinação e aplicação de doses, que foram elogiadas pela Leliana Santos Lima, que trabalha como babá. “É maravilhoso estar no terminal e conseguir tomar vacinas, eu estava precisando já fazia um tempo, mas não estava conseguindo.”
As equipes de saúde bucal fizeram 56 avaliações de câncer bucal, e 546 orientações de higiene e escovação supervisionada. “Essa parceria entre a UGPS e UGMT tem a finalidade de levar os serviços de saúde à comunidade, fazendo o caminho inverso, ou seja, os atendimentos vão até as pessoas, em vez de elas procurarem os serviços. É uma ação muito significativa, ampliando as maneiras de acesso aos serviços de saúde e, nesse caso, aos usuários de ônibus”, comenta a apoiadora institucional do departamento de Atenção Básica da UGPS, Gleice Luiza.
As Unidades de Gestão da Prefeitura têm desenvolvido cada vez mais ações conjuntas para oferecer serviços com qualidade, acessibilidade, e que atendem às necessidades dos moradores de diversas regiões do município. “É levar ao público, nesse caso, aos usuários de transporte coletivo, ações de saúde ligadas à prevenção de doenças. É uma parceria que atende às pessoas que têm dificuldade de ir aos locais onde são oferecidos esses serviços, sendo uma oportunidade, durante o deslocamento com o ônibus, de receberem orientações tão importantes para a qualidade de vida”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Qualidade de Vida nos Terminais – Em julho, as ações foram promovidas no Terminal Hortolândia, até o fim deste ano, todos os demais terminais irão receber o programa.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí