Semana do Feirante 2023 tem palestras e homenagens aos profissionais
Nesta segunda-feira (21), em comemoração ao Dia do Feirante, celebrado no 25 de agosto, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), abriu a programação da Semana do Feirante (entre 21 e 25 de agosto). Em um encontro realizado no auditório do CIESP, 11 feirantes foram homenageados por conta da trajetória de cada um na feira. Na abertura, também foram realizadas palestras. O Sicoob falou sobre cooperativismo e investimentos, e o Sebrae sobre empreendedorismo.
“É muito importante destacarmos a trajetória dos feirantes, que contribuem muito com a distribuição de alimentos fresquinhos à população. Alguns se dedicam há pelo menos 50 anos ao ofício. Por isso montamos essa programação especial, com orientações para que os negócios cresçam ainda mais, e também para que eles se sintam homenageados”, disse a diretora de Abastecimento de Jundiaí, Georgea Casoti.
O seu Milton Molinari foi um dos homenageados na categoria “feirante mais antigo”. “Eu fiquei admirado com a atenção que estamos recebendo da Prefeitura. É muito gratificante”, disse o feirante que tem barraca de horticultura.
Já na categoria “feirante destaque escolhido pelos próprios feirantes”, o escolhido foi Jorge da Silva Saldanha, que tem barraca de queijos em várias feiras de Jundiaí. “Tudo se resume ao atendimento e à qualidade do nosso produto. Trato todo mundo bem, com atenção e sorriso no rosto. É o que busco sempre”, destacou.
A Semana do Feirante 2023 também contará com palestras de orientação sobre vendas e divulgação que podem ser conferidas neste link. Os feirantes e interessados poderão fazer as inscrições para as palestras entrando em contato com a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) pelos telefones (11) 4589-8581/8542.
“Lembrando que a programação da Semana do Feirante 2023 vai até sexta-feira, dia 25, quando será realizado o 1º Festival do Pastel de Feira, no Parque da Uva, junto à FENS. O público poderá provar pastéis e caldos de cana de 8 barracas das feiras de Jundiaí e saborear essa q ue é uma das barracas mais queridas do público nas feiras livres”, comenta o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.
Hoje, o município conta com 35 Feiras Livres e Varejões, distribuídas em diversos pontos da cidade, além de um total de 310 cadastros de feirantes no departamento de Abastecimento. Além dos hortifrutis, nas feiras livres também são encontrados uma variedade de produtos alimentícios e não alimentícios, como utilidades, roupas, beleza e outros.
HOMENAGENS:
Feirantes mais antigos:
Antônio Luiz Fontebasso
Ishida & Cia
Luiz Húngaro
Maria Vicentim Camparoni
MGMC
Milton Molinari
Norival Manganoti
Funcionária mais antiga da feira:
Maria de Lourdes dos Santos
Feirantes que mais geram empregos:
L&F Pastéis
Utikava Pastéis
Feirante destaque escolhido pelos próprios feirantes:
Jorge da Silva Saldanha
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí