A partir desta terça-feira (22), de acordo com o Climatempo, os termômetros sobem devido a uma grande massa de ar quente e seco que cobre grande parte do Brasil.
As regiões que mais devem sentir a elevação das temperaturas são o Sudeste e o Centro-oeste, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos. Veja abaixo:
Em São Paulo, o pico do calor deve acontecer entre quarta-feira (23) e quinta-feira (24), quando as máximas devem oscilar entre 32°C e 34°C. Já o Rio Grande do Sul deve ter máximas entre 32°C e 34°C em vários pontos do estado. No Rio de Janeiro, são esperadas máximas à tarde de 36°C a 39°C em muitas cidades, especialmente perto da costa, segundo o serviço de meteorologia MetSul. Para o Triângulo Mineiro, estão previstas máximas de 37°C a 40°C durante a tarde de quarta-feira (23).
Praticamente todo o paÃs será afetado pelo calor: as máximas devem chegar a 34°C em São Paulo
Desta vez, a corrente vem do leste da região dos Andes, no Chile, enquanto, normalmente, ela costuma ser oriunda da BolÃvia ou do Centro-Oeste do Brasil.
Na sexta, espera-se uma quantidade substancial de chuva, com alto risco de condições climáticas severas em Santa Catarina e no Paraná. Neste perÃodo, a frente fria já terá modificado o tempo, trazendo chuvas e tempestades para áreas de São Paulo e do Centro-Oeste.
Final da semana: À medida que a frente fria se afasta, uma massa de ar frio de origem polar, de intensidade considerável, adentrará o Sul do Brasil no final da semana.
Isso resultará em umaacentuada queda nas temperaturas, levando a mÃnimas bastante baixas e à possibilidade de formação de geada. Ao mesmo tempo, a frente fria continuará a afetar outras regiões, trazendo chuvas e possÃveis temporais isolados para muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.