Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Festival une vivências, brincadeiras e inclusão no Mundo das Crianças

Publicada em 24/08/2023 às 09:29

O Mundo das Crianças recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), uma série de atividades promovidas em parceria da Prefeitura com as Olimpíadas Especiais do Brasil (OEB), entidade vinculada à Fundação Special Olympics, com foco na integração de crianças com deficiências intelectuais e físicas por meio de vivências esportivas e brincadeiras.

No total, cerca de 900 crianças, alunas de mais de dez escolas da rede municipal de ensino, participaram das atividades espalhadas, como vivências de tênis, basquete, futebol, vôlei e brincadeiras no foguete, casa na árvore e nas fontes interativas. Além de muitas aprendizagens e diversão, os participantes voltaram para casa com medalhas e camisetas personalizadas.

Vivências e brincadeiras espalharam-se por todos os ambientes do Mundo, desde as quadras, até o foguete e casa na árvore

“O Mundo das Crianças foi concebido com o propósito de ser um espaço para que todo o público tenha o direito ao lazer e desenvolvimento, sem distinção. Ver esse espaço ocupado pelas crianças e, principalmente, oferecendo a oportunidade para brincarem juntas e se divertirem comprova que o nosso objetivo tem sido cumprido”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Um dos participantes foi Daniel Arruda, aluno do 5º ano da Emeb Antonio de Pádua Giaretta (jardim Carlos Gomes) e que teve paralisia cerebral. Ao longo desta manhã, fez no Mundo das Crianças uma das coisas de que mais gosta: jogar futebol com os colegas de sala e com o amigo Maurício Araújo. “Geralmente na escola eu jogo no campo, mas aqui assumi o gol, para defender do meu amigo Maurício, meu parceiro de atividades, de lanche e de bagunça”, brincou o flamenguista Daniel.

O presidente da OEB, Toman Goman, agradeceu a Prefeitura pela parceria. “O ‘Special Olympics’ surgiu nos Estados Unidos, em 1968, como resultado dos esforços da família Kennedy para que, por meio do esporte, os atletas com deficiências pudessem avançar e assumir posições. Por isso agradecemos a Prefeitura de Jundiaí, Município que enxerga à frente, pela parceria e por reservar este espaço tão especial para a realização destas atividades”.

Os amigos Maurício e Daniel contaram com a participação do aluno da Esef Luiz Henrique Romanato

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, explicou a proposta da atividade. “Além de promover a inclusão, as atividades desta manhã no Mundo das Crianças atestam a relevância do Desemparedamento da Escola como uma metodologia de trabalho que promove atividades significativas para o desenvolvimento do eixo Qualidade de Ensino do programa municipal Escola Inovadora”.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também reiterou a importância da atividade com foco na inclusão. “O Mundo das Crianças é um espaço pensado para o desenvolvimento infantil e demonstra o compromisso da Prefeitura com a inclusão, por meio da priorização delas e de suas famílias em nossas políticas públicas”.

As vivências contaram ainda com o apoio das equipes do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) – da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) -, e dos alunos voluntários da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef).

Programação contou com a presença de Toman Goman, presidente da OEB

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais JundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/08/24/festival-une-vivencias-brincadeiras-e-inclusao-no-mundo-das-criancas/

Apoio