Fatec forma primeiros alunos de Sistemas Embarcados
A noite de quinta-feira (24) foi de festa para os alunos da primeira turma de Sistemas Embarcados da Fatec Jundiaí. O curso foi idealizado em parceria com a Prefeitura, Centro Paula Souza e Siemens e chegou ao fim após a sessão solene de colação de grau realizada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
“É um momento especial para todos aqueles que acreditam que a educação transforma as pessoas e potencializa a busca pela equidade social. A formação de bons cérebros atrai grandes empresas e fomenta a geração de emprego e renda para a população. A partir disso a cidade prospera”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, que participou da cerimônia a convite da Fatec.
O formando Mateus Vieira, de 21 anos, não escondeu a felicidade por estar vivendo esse momento. “É um curso que abrirá muitas portas, pois os sistemas embarcados estão cada vez mais presentes nas indústrias e nas nossas vidas”, ressaltou.
Sistemas embarcados são softwares (programas) criados para serem executados em veículos, aeronaves, televisores, relógios inteligentes etc. Ao todo foram abertas 40 vagas. Durante o curso os alunos tiveram a oportunidade de atuar em projetos e estudos de casos da Siemens, aplicando o que aprenderam em situações reais.
Também presente à cerimônia o gestor de Governo, José Antonio Parimoschi reforçou a importância da Fatec como parceira estratégica para a formação de profissionais. “Jundiaí é uma potência por conta de suas pessoas, que buscam a qualificação e acreditam que podem prosperar a partir dos estudos. Nesta noite formamos jovens capacitados a ocuparem vagas de emprego nesse grande polo industrial que a cidade proporciona”, argumentou.
“Foram mais de 20 atividades durante o curso, que trouxeram a oportunidade de os alunos integrarem a teoria com a prática, acelerando o aprendizado de cada um deles”, explicou a gerente executiva administrativa da Siemens, Letícia Alves Martins.
“As parcerias com o poder público e com as empresas são muito produtivas para o desenvolvimento dos nossos alunos, pois gera oportunidades, amplia o conhecimento e cria canais para que eles possam buscar bons empregos”, avaliou o diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí