Patrimônios da cidade são o tema da nova exposição da Pinacoteca Municipal de Jundiaí
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, a vernissage de “Memórias da Terra Querida, Jundiaí”, exposição inédita do artista visual Luca Ferrari e que integra a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2023 da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
Composta por obras de gravuras em relevo – produzidas a partir das técnicas de xilogravura e linoleogravura – a exposição traz dez importantes patrimônios materiais do Município, como o Complexo Argos, o Bolão, o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Teatro Polytheama, a Catedral Nossa Senhora do Desterro e a Mesquita.
“Eu já vinha produzindo algumas obras com patrimônios e paisagens de Jundiaí e tive a ideia de propor à UGC uma exposição específica, para fazer parte da programação do Mês do Patrimônio”, explicou Luca.
A propósito de patrimônio e memória, o artista ressalta as obras vinculadas à Argos, como a sua chaminé, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi). “O Complexo Argos é um espaço presente em todas as gerações da minha família. Quando era ainda uma fábrica têxtil, foi o local de trabalho da minha avó. E hoje, um complexo educacional, é onde minha mãe trabalha e onde eu também já pude atuar em oficinas e como expositor do Galpão Criativo da TVTEC”, resumiu.
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou da importância da apropriação dos espaços da cidade pelas pessoas. “Exposições como esta, que será realizada durante o Mês do Patrimônio, unem dois aspectos importantes da preservação desses espaços, principalmente os equipamentos culturais retratados, que são a ocupação deles pelas pessoas e a criação de memórias afetivas”.
A Pinacoteca Municipal fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí