Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Circuito Crianças Empreendedoras é elogiado por especialistas

Publicada em 26/08/2023 às 12:18

O circuito Crianças Empreendedoras, iniciativa da Prefeitura de Jundiaí na 3ª FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços – é visto com bons olhos por especialistas das áreas econômica e psicológica. A maior novidade da feira insere as crianças de 3 a 12 anos no mundo do empreendedorismo, de forma lúdica e divertida. O evento prossegue neste sábado (26), das 10h às 22h, e domingo (27), das 10h às 20h. A entrada e o estacionamento são gratuitos, com várias atrações programadas.

Com o dinheiro que ganham no circuito, as crianças escolhem como gastá-lo: salão de beleza ou golfe
“Um diferencial importante é que estamos cuidando da base, ajudando a formar adultos mais conscientes no que se refere ao planejamento financeiro familiar. Estamos plantando agora um conhecimento que terá reflexos muito importantes no futuro”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Desde o final de semana passado, quando a atração teve início, aproximadamente 500 famílias se inscreveram para participar. O circuito Criança Empreendedora é totalmente gratuito e funciona a partir das 10h, neste sábado (26) e domingo (27). A inscrição deve ser feita por meio de um link. “Além de despertar o espírito empreendedor, elas terão a oportunidade de praticar, no mundo real, conceitos como trabalho em equipe, comunicação, planejamento e responsabilidade”, ressaltou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e idealizador da FENS.


Messias Mercadante, economista: “Despertar a iniciativa empreendedora nos jovens é importante”
Ainda segundo Cristiano, o circuito foi criado para estimular a criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico, preparando os jovens para compreender conceitos empresariais básicos e desenvolver mentalidade empreendedora ao longo da vida. Para o economista e professor Messias Mercadante, a iniciativa é muito importante. “Essa ação é da maior importância, pois desperta no jovem uma iniciativa empreendedora, de como funcionam as empresas, a visão estrutural de um negócio empresarial com despesas, receitas e custos. A nossa juventude é muito criativa, muito conectada à internet, então deve-se abrir portas importantes para que ela possa iniciar pequenos negócios e crescer no nosso país”.

“É fundamental que, no futuro, tenhamos cidadãos mais conscientes de sua participação na construção de um bom governo e de uma boa cidade. Ao pagar o IPTU, por exemplo, que se tenha a consciência de que este imposto ajuda a financiar as despesas em áreas estratégicas para o desenvolvimento, como a educação e a saúde”, completou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.

Efeitos positivos

É o caso de Felipe Dio Silva, de 4 anos, que esteve no circuito com a família no primeiro final de semana da 3ª FENS. A mãe dele, Carolina Dio Silva, explicou os efeitos positivos da brincadeira. “Achei fantástica a iniciativa desse espaço para as crianças praticarem o empreendedorismo na FENS, pois eu acredito nos efeitos positivos no futuro deles. Fiquei admirada não só pelo fato do meu filho administrar o dinheiro que ele recebeu no início, mas também pela habilidade de negociar o produto. Tenho tentado praticar isso em casa, tanto com o Felipe quanto com a Giovana, de 2 anos. Com o Felipe já estamos começando a fazer algumas atividades para que ele possa entender o valor do dinheiro, como conquistá-lo e administrá-lo para conquistar as coisas que ele quer”.

Natália é especialista em desenvolvimento infantil; Felipe negociou o produto e escolheu jogar golfe
A psicóloga clínica Natália de Oliveira Corrêa Rueda é especialista em desenvolvimento infantil, oficinas das emoções e inteligência social. Segundo ela, o circuito Crianças Empreendedoras é algo que agrega profundamente no futuro dos pequenos. “Estimular a criança para desenvolver habilidades no mundo dos negócios pode ser uma troca significativa, pois de forma lúdica ela irá adquirir uma visão de mundo mais ampla. Ela vai compreender melhor a dinâmica da compra e venda. ‘O que eu preciso fazer para ter dinheiro e comprar algo que eu gosto?’ ou ‘Tenho um hobby de construir coisas, será que alguém compraria o que eu produzo?’. Diante desses questionamentos, podemos notar que existem diversos assuntos para abordar sobre o meio empreendedor com as crianças e o circuito faz exatamente isso”.

Serviço

3ª FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços

Datas: 25, 26 e 27 de agosto
Horários: Na sexta (25), das 12h às 22h; sábado (26), das 10h às 22h; e domingo (27), das 10h às
20h
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari (avenida Jundiaí, s/n, Anhangabaú)
Entrada e estacionamento: gratuitos
Atrações: shows musicais, atrações culturais, praça de alimentação
Crianças Empreendedoras: sábado (26) e domingo (27); horários no link de inscrição – http://bit.ly/3KHkv1H
Aceita animais de estimação? Sim, o evento é pet friendly

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/08/26/circuito-criancas-empreendedoras-e-elogiado-por-especialistas/

Apoio