Mudança de vida: Cursos do Funss possibilitam guinadas na carreira
Trabalhar, ter renda e ainda garantir a qualidade de vida tão sonhada ou a flexibilidade de horários necessária para poder cuidar dos filhos. Esse desejo tem sido realizado pelos participantes de cursos do Fundo Social de Solidariedade (Funss) interessados em empreender e dar aquela guinada na vida.
Eloisa Fonseca Ribeiro, 51, trabalhava em departamento de recursos humanos de empresas de Jundiaí. Há 20 anos, fez o primeiro curso no Funss, de costura criativa. Deste então, não parou mais. Deixou o emprego de carteira assinada e agrega renda à família com as produções de artesanato, que vão desde bolsas, caixas decoradas. “Foram os cursos do Funss que proporcionaram que eu tivesse uma atividade em que seria possível cuidar da minha filha, pois à época fiquei grávida e foi uma gestação muito esperada. Consegui auxiliar na renda, sem perder a qualidade de vida e o cuidado com a minha vida”, comenta a artesã, que agora se dedica ao ramo do bem-estar. Ela faz um curso de design de sobrancelha no Funss e cursa massoterapia pelo Senac. “Agora, que minha filha está adulta, tenho o interesse em empreender no setor de bem-estar. Quero fazer as pessoas se sentirem bem”, explica.
“Jundiaí é uma cidade de oportunidades e cabe à gestão estimular e promover um ecossistema que possibilite capacitação gratuita para que possam empreender, crescer, gerar emprego e renda. Realidade que tanto o Funss quanto a TVTEC e o Jundiaí Empreendedora têm conseguido desenvolver”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado, desde 2017, foram ofertadas mais de 28 mil vagas em cursos diversos. “As capacitações são realizadas com vistas ao mercado de trabalho. Entendemos as necessidades identificadas pelas empresas e buscamos parcerias para oferecer a capacitação. Ou ainda, contamos com cursos direcionados para o empreendedorismo, para a economia criativa, para que a pessoa consiga gerir seu negócio. Receber o retorno positivo de quem participou e hoje mudou de vida é um presente”, comemora.
Guinada
Paulo César dos Santos tem 56 anos. Até 2016 trabalhou com carteira assinada. Mas foi em 2018 que sua vida começou a mudar. “Fiz o primeiro curso de bartender nas carretas que o Fundo Social disponibilizou. Depois, segui com o curso de bolos e doces e vendia no meu condomínio, em alguns eventos empresariais e nas portas de empresas também. Depois, fiz o curso de salgados, o curso de doces de confeitaria, de hambúrguer artesanal e agora pizza clássica. Minha intenção é ter um negócio próprio. E o Funss está proporcionando conhecimento para que eu tenha um caminho a seguir. Estou muito satisfeito por ter a possibilidade de aprender, de maneira gratuita”, ressalta.
Neste período Paulo ainda enfrentou a depressão. Com os cursos do Funss, conseguiu estimular a criatividade e retomar a qualidade de vida.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí