Plataforma de Alertas da Infância receberá melhorias
Implantado pela Prefeitura em agosto de 2022, o sistema de Alertas Primeira Infância receberá melhorias que tornarão a plataforma mais funcional e assertiva. A novidade foi comunicada em reunião realizada no Paço Municipal, com representantes das Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Educação (UGE) e Promoção de Saúde (UGPS).
Algumas das melhorias apresentadas foram a possibilidade de criar ações personalizadas para cada tipo de alerta e o atendimento integrado da Assistência Social com a Educação e a Saúde. Ainda estão em andamento novas atualizações. Vale ressaltar que, desde a implantação, o município já realizou busca ativa e concluiu 3.333 alertas, sendo 1.033 na área da saúde, 1.285 na Social e 1.015 na educação.
“O sistema de alertas possibilita que o Poder Público atue de forma preventiva no combate às principais causas que prejudicam o desenvolvimento das crianças. Essa é mais uma iniciativa vinculada ao Programa Cidade das Crianças. Jundiaí trata os investimentos na primeira infância como prioridade, com o objetivo de criar condições favoráveis que resultem na redução da desigualdade social”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Até o momento, existem 14 alertas que englobam as áreas de saúde, educação e assistência social, para crianças de 0 a 9 anos de idade. Eles identificam, por exemplo, criança em atraso na consulta puericultura, criança fora da escola e fora da creche e crianças em território de vulnerabilidade.
A plataforma em nuvem, de utilização exclusiva por servidores municipais treinados, foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologias Geo-Sociais (ITGS) e conta com apoio da Cia de Informática de Jundiaí (CIJUN). Ela seguirá passando por constante atualização e aperfeiçoamento para melhor utilização da administração pública.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí