Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) de Jundiaí comemora 16 anos
Os 16 anos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e o Dia Nacional de Combate ao Fumo foram comemorados, nesta terça-feira (29), durante encontro de novo grupo do PAIT no Núcleo Integrado de Saúde (NIS).
O evento foi marcado pela emoção de ex-fumantes e também de pacientes que iniciaram a jornada para vencer o vício. “Todos os anos, eu venho para dizer que é possível”, destacou o Edson Rocha, que há 15 anos parou de fumar após passar pelo PAIT e, desde então, se tornou corredor de rua, colecionando medalhas. “Estou animada, mesmo sabendo que é difícil”, ressaltou a dona de casa Sueli Vacari, em seu primeiro dia no grupo.
Reconhecido no Estado como modelo de controle à doença, o PAIT de Jundiaí já auxiliou cerca de 10 mil pessoas desde sua criação. “É muito importante podermos comemorar esse número significativo e mais um ano desse programa que estende as mãos, acolhe e auxilia as pessoas a reencontrarem a qualidade de vida e a felicidade. Além disso, nesta data, nós conscientizamos sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo”, frisou o coordenador do programa, médico Carlos Costa.
A gestora adjunta da UGPS, Dra. Dayane Martins, prestigiou o evento e também observou a importância da iniciativa. “Esse é um dos programas mais exitosos de Jundiaí e sempre é tratado com muito carinho, pois faz um trabalho conjunto com os pacientes, atuando na prevenção e promovendo a saúde de todos aqueles que buscam auxílio para vencer o vício.”
Grupos
Além dos grupos permanentes no NIS, às terças-feiras, às 9h30, e quartas, às 14h, e no Complexo Argos – avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Argos -, todas as segundas-feiras, às 18h, o PAIT realiza encontros nos equipamentos da Atenção Básica. Os interessados podem procurar as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família para informar o interesse em ingressar no programa e verificar as turmas.
Ao longo de oito semanas, os participantes recebem acompanhamento completo e gratuito com ações coletivas e individualizadas. Para os casos necessários, ocorre a dispensação de medicamentos.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí