Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí inicia mutirão para equalizar fila de espera de especialistas

Publicada em 02/09/2023 às 16:03

Com investimento de R$ 3,6 milhões, a Prefeitura de Jundiaí dá início a partir deste mês ao mutirão de consultas especializadas. Serão realizados cerca de 15 mil atendimentos para equalizar, em até 180 dias, a fila de espera de especialidades. Também serão realizados 60 mil exames. Neste sábado, os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Tiago Texera (Promoção de Saúde), além da gestora adjunta de Promoção de Saúde, Dayane Martins, estiveram no Instituto Luiz Braille para anunciar a novidade.

“A saúde é prioridade da gestão e atuamos para garantir assistência em todas as necessidades da população. Com planejamento, enfrentamos a pandemia, sem deixar faltar leitos, e estamos damos andamento ao nosso plano pós-Covid-19, ampliando o acesso à procedimentos que ficaram represados. Em janeiro, iniciamos o mutirão de cirurgias eletivas que já beneficiou mais de 50% dos pacientes que estavam no aguardo. Agora é a vez de encerrar a fila de espera das consultas de especialidades”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O mutirão de consultas ocorrerá por meio de convênios com instituições da cidade. A partir do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) serão ofertados os atendimentos nas especialidades: vascular, proctologia, urologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia e urinecologia. Já na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) serão atendidas dermatologia e cirurgia plástica; no Instituto Luiz Braille, oftalmologia; e no Hospital do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), cardiologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, neurologia pediátrica, nefrologia pediátrica e pneumologia pediátrica.

O cronograma de atendimento prevê a realização de aproximadamente 4 mil consultas/mês, além de aproximadamente 10 mil exames especializados/mês. A demanda atual é de 15.000 pessoas aguardando consultas nas especialidades mencionadas.

“Com esse adicional, o Município passa a ofertar 20% a mais de consultas na Atenção Especializada até 2024 e 14% de exames. A saúde tem desafios diários e a partir de iniciativas em todos os segmentos avançamos com a oferta de atendimento humanizado, eficiente e resolutivo”, enfatiza Parimoschi.

“Dessa forma iremos garantir o cuidado integral do paciente, com atendimento a todas as necessidades. O pacote inclui a consulta, os exames, o retorno e o seguimento necessário para tratamento, seja ele cirúrgico ou não”, comenta Tiago Texera.

Leonor Zombini Novaes, de 73 anos, aprovou a iniciativa. “O mutirão é muito positivo, pois irá agilizar os atendimentos das pessoas. Faço acompanhamento no Luiz Braille há três anos e o serviço é ótimo. Estou cada vez mais satisfeita”, avalia.

O agendamento para as consultas será realizado conforme priorização dos casos, o que será feita pelas equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família


Leia mais DestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/09/02/jundiai-inicia-mutirao-para-equalizar-fila-de-espera-de-especialistas1/

Apoio