Feira das Profissões: 120 estudantes do programa Jovem Acolhedor vão auxiliar visitantes em Jundiaí
Pelo menos 120 estudantes da rede estadual de ensino de Jundiaí serão responsáveis pelo acolhimento dos visitantes da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Jundiaí nos dias 14, 15 e 16 deste mês, no Parque Comendador Antônio Carbonari. As reuniões com os grupos do programa Jovem Acolhedor das escolas estaduais Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Conde do Parnaíba e Fazenda Grande, foram realizadas nesta segunda-feira (4), para instruções e informações a respeito do evento.
Organizada pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), a feira tem parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de Ensino, e com a Rede de Cooperação Jundiaí, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. O evento vai contar com uma variedade de empresas e instituições de ensino que apresentarão oportunidades de carreiras profissionais das mais variadas. Haverá, também, palestras e atividades interativas para os participantes.
O objetivo é fomentar e valorizar o talento local, proporcionando aos jovens a chance de conhecer diferentes profissões, destacando os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, obter informações sobre cursos e formações acadêmicas, além de estabelecer conexões com profissionais e instituições do mercado de trabalho. “Uma boa sociedade é composta pela soma de boas pessoas, que buscam fazer a diferença e fazem a cidade crescer e se desenvolver. Os jovens estão dispostos a querer mais e buscar ser o que sonham. É por meio do trabalho e da educação que cada um irá conquistar muitas coisas na vida e o poder público, com a Feira das Profissões e Tecnologia, auxilia neste processo”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.
José Antonio Parimoschi, gestor das unidades de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, reforçou a importância da participação da Prefeitura de Jundiaí numa iniciativa pioneira no município. “A vida é repleta de desafios e o poder público está à disposição para oferecer as condições necessárias e apoiar os jovens na busca pelo desenvolvimento. Jundiaí avança sem deixar as pessoas para trás e por isso se consolida como uma das melhores cidades do Brasil”.
Escolha da profissão
Na escola estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, os alunos que farão o acolhimento dos visitantes conversaram com os diretores Bruna Lazarini (Planejamento, Gestão e Finanças) e Júlio César Durante (Ciência e Tecnologia), além de Sami Mansour, assessor especial de Cooperação Internacional, todos da UGDECT. Da Diretoria Regional de Ensino, participaram Cristiane Ferraz de Campos e Janaína Camargo. Pela Câmara Municipal, o vereador Cristiano Lopes.
A missão dos jovens acolhedores será receber os demais estudantes desde a chegada deles ao parque até o retorno às escolas. Eles deverão orientar e manter sempre o contato direto com os alunos. No encontro, também foi apresentado o hotsite da feira. “As feiras relacionadas à juventude são importantes, porque não somos o futuro do Brasil; somos o agora. Já fazemos trabalhos sociais na escola, com demandas que chegam, por exemplo, pelos representantes de cada sala. Estou muito ansiosa para poder participar da Feira das Profissões e Tecnologia”, destacou Giovanna Caroline Toral, 15 anos, que é presidente do Grêmio Estudantil e coordenadora do grupo de jovens acolhedores da escola. A profissão que vai seguir ela já decidiu: “Quero ser perita criminal”.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí