Expressa: novo conceito completa um ano e Espaço soma milhões em investimentos
Este sábado (09) marca um ano desde o anúncio feito pela Prefeitura sobre o novo conceito de uso destinado ao Espaço Expressa, até então conhecido como Complexo Fepasa. Único patrimônio municipal tombado em nível nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Expressa tem visto aumentar não somente a presença do público e de atividades culturais, como também os investimentos em sua requalificação – somente no último ano, cerca de R$ 8 milhões -, tendo já se consagrado neste período como um Espaço de Cultura, Humanidades e Futuros.
“O Espaço Expressa reflete em suas dimensões toda a pujança e importância do nosso Município. Quem visita o local já é recebido por um estacionamento coberto, entregue em março pela Prefeitura, e na sequência confere um espaço com diversas frentes de obras, que têm por objetivo requalificar as instalações, preservar o patrimônio e permitir uma experiência agradável aos seus visitantes e frequentadores”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou como a nova proposta de ocupação local tem se reforçado nos últimos meses. “A nova vocação cultural para o Expressa vai ao encontro do que já previa o seu Plano Diretor, aprovado em 2020, e essa é uma realidade cada vez mais presente no Espaço. Somente no último ano, além do fluxo diário de milhares de pessoas para os serviços aqui prestados, o Expressa recebeu mais de 1,3 mil ações e apresentações culturais, cerca de 1,2 mil ensaios, 15 mil artistas e quase 43 mil visitantes. Entre as ações promovidas, os Festivais Temáticos aos finais de semana, que também alinhadas à nova proposta de uso, trazem em cada uma de suas edições temas englobados nos eixos com a letra C: Cidade e Cidadania, Comida, Criança, Cultura e Convivência”, comentou.
Investimentos
E são diversas as frentes de obras de revitalização e requalificação do Espaço. Nos galpões de estacionamento coberto, com 550 vagas, a UGC realizou este mês a substituição de todas as lâmpadas por 80 novas luminárias em LED. No Bloco Histórico, as intervenções no momento contemplam a reforma do telhado e no Galpão 25 (onde se encontra instalado o setor de sinalização e fiscalização de trânsito da Prefeitura), além da cobertura, o restauro envolve ainda os sistemas elétrico e hidráulico. Também se iniciaram as obras para a instalação de uma sala de cinema e multimeios, com recursos da Lei Paulo Gustavo, ao lado da Sala Santos-Jundiaí de espetáculos.
Já na fachada voltada às linhas férreas, o Expressa recebe nesta quinta-feira (14) a entrega da revitalização da Plataforma Turística. E em seu entorno, integrada à requalificação do Centro Histórico, será instalado um Parque Linear, onde já foi feito o plantio de 20 árvores adultas e foram retiradas as antigas torres de energia. Nesse trecho do Expressa, estão ainda em fase de implantação uma via com 500 metros para acesso do público, mais de mil metros em gradil e 500 metros quadrados de paisagismo.
Também durante o anúncio do novo conceito, a Prefeitura reabriu para o público o Museu dos Ferroviários, integralmente revitalizado e com uma nova exposição permanente. Aberto de terça a domingo, com entrada gratuita, das 10h às 17h, o Museu integra também um dos pontos de visitação da Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra e, desde a sua reabertura, já recebeu mais de 24 mil visitantes.
Já o diretor de Gestão do Expressa, William Paixão, reforçou a importância do trabalho coordenado para os avanços das melhorias. “A intersetorialidade das ações da Prefeitura também se tornou uma realidade na coordenação das ações e frentes de obras no Expressa. Atualmente, contamos com um Comitê de Gestão, composto pelos representantes de todas as Unidades de Gestão e órgãos instalados no local. Isso dá não somente uma resposta rápida às demandas como também padronização. Um exemplo é a da iluminação cênica, que valoriza e auxilia na preservação do prédio histórico. Entre fachadas, áreas verdes e áreas de circulação, já foram instalados 550 novos holofotes”.
Mais Festivais
O próximo festival no Espaço Expressa está marcado para o final do mês, no sábado (23) e domingo (24). O tema desta vez será “Convivência”, que deve agregar todos os demais eixos temáticos do novo conceito e as participações especiais das intervenções ligadas ao programa Cidade das Crianças, a Gastronomia das Rotas Turísticas do Município, e as participações dos artistas e criativos que compõem o programa Jundiaí feito à Mão e o Galpão Criativo da TVTEC.
A entrada e a programação cultural para o Festival, bem como o estacionamento no local são gratuitos.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí