Comitê de Prevenção ao Suicídio de Jundiaí lança manual de capacitação voltado à imprensa
O Comitê Permanente de monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio finalizou o manual de capacitação para profissionais de imprensa. Ele será lançado no dia 25 de setembro, no Teatro Polytheama, em evento voltado ao tema. O material foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), junto aos técnicos de saúde que integram o comitê, e tem como objetivo orientar os comunicadores para uma abordagem cuidadosa, apropriada e acurada do tema.
Em nove páginas, o manual feito de forma digital e impressa traz os principais conceitos voltados ao tema, a importância de uma comunicação bem feita no contexto da prevenção ao suicídio, as principais recomendações para elaboração de notícias – como o que fazer, o que não fazer e por qual motivo fazer -, além de dicas para a construção da matéria e dados importantes sobre o suicídio no mundo, Brasil e Jundiaí. Também há um tópico específico sobre como tratar o tema nas redes sociais.
“A mídia tem um papel cada vez mais significativo na sociedade, com informações rapidamente disseminadas e com alto poder de alcance. Dessa forma, é fundamental que os profissionais comuniquem os casos de forma responsável, assertiva e de forma a contribuir na criação de uma rede de apoio com foco na prevenção de novos casos”, afirma a Gestora Adjunta de Inovação e Relação com o Cidadão, Maria Carolina Arvigo.
O Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio é uma iniciativa da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e conta com a colaboração de outras Unidades de Gestão e instituições municipais.
“A saúde mental e o suicídio são temas que demandam cada vez mais atenção e cabe ao Poder Público buscar mecanismos de prevenção a novos casos”, ressalta o presidente do Comitê e assessor de políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida. “O trabalho em conjunto com instituições da sociedade civil e órgãos de imprensa é fundamental para a elaboração e execução de políticas públicas assertivas”, completa o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí