Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Feira Científico-Cultural estimula aprendizagens e experimentações no Mundo das Crianças

Publicada em 14/09/2023 às 09:08

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) promove, neste sábado (16), a Feira Científico-Cultural dos Estudantes Jundiaienses. Numa iniciativa do programa Escola Inovadora, as atrações vão das 10h às 16h, no Mundo das Crianças, que, neste dia, estará fechado para o público em geral e aberto somente para os alunos das unidades escolares participantes e de seus acompanhantes.

No total, participam da atividade cerca de quarenta unidades escolares da rede municipal de ensino – podendo totalizar até 25 mil alunos -, desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Ter um espaço como o Mundo das Crianças, que combina aprendizagens ao ar livre e o contato com a natureza, é um privilégio que Jundiaí tem e que muito é aproveitado pelas nossas unidades escolares para a realização das atividades do ‘Desemparedamento da Escola’. Para a Feira Científico-Cultural, essas potencialidades serão ainda mais bem aproveitadas, deixando com que nossos meninos e meninas sejam protagonistas de investigações e busca de saberes”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Cerca de quarenta unidades escolares da rede municipal de ensino participarão da Feira

Em sua terceira edição, a primeira depois da pandemia, a Feira Científico-Cultural traz como tema “O que é que tem aí?”, uma espécie de provocação que os alunos devem fazer ao chegar a cada uma das estações e experimentações espalhadas pelo Mundo e concentradas no Parque Paca.

Já os estandes de experimentações, sob as responsabilidades das escolas e demais organizações participantes, estão agrupados em dez subtemas, entre os quais: Bebês no Mundo, Empreendedores Mirins, Aventuras Literárias e Cientificando.

Mais atrações
A abertura da Feira, logo às 10h, no Palco Mundo, ficará por conta da apresentação do Ciência em Show, grupo famoso por levar, através da televisão e das redes sociais, a Ciência, de forma prática para todas as pessoas. Após a sua participação na abertura, o grupo segue na programação da Feira, com um ônibus estacionado na divisa com o Parque da Cidade e numa tenda instalada no Parque Capivara, com dez experimentos para a criançada.

Já o encerramento, também no Palco Mundo, está marcado para as 16h e contará com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que irá apresentar trechos de “Os Comediantes”, de Dmitriy Kabalevsky, com temas de filmes relacionados à ciência para interação com o público e com participação especial do biólogo Cláudio Cunha.

Programação traz também a OSMJ em sua composição completa e apresentação de ‘dog show’ com o Canil da GMJ

Outras participações programadas são a do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), o Cadastro Único da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Fundação Siemens, SAMU, Corpo de Bombeiros, Galpão Criativo da TVTEC Jundiaí, Jundiaí feito à Mão, 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Grupo Escoteiros Curuqui e serviços diversos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

O Mundo das Crianças fica na rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64,4.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Cultura
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/09/14/feira-cientifico-cultural-estimula-aprendizagens-e-experimentacoes-no-mundo-das-criancas/

Apoio