Receituário do brincar é apresentado em conferência nos Estados Unidos
A experiência de Jundiaí com a prescrição de brincadeiras e de práticas positivas de cuidado, a partir do receituário do brincar implantado pela equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio do Comitê Gestor da Primeiríssima Infância do Município, foi apresentada na última terça-feira (12) no SHIFT Summit 2023, evento realizado nos Estados Unidos, em Bend, no Oregon.
Com o tema “Integração da Natureza e da Saúde Preventiva para os Seres Humanos e o Meio Ambiente”, o encontro reúne até quinta-feira (14) pesquisadores, gestores públicos, prestadores de serviços de saúde, fundações, financiadores filantrópicos, educadores, entre outros, para compartilhar iniciativas focadas na promoção ao acesso equitativo à saúde preventiva através da natureza e de experiências ao ar livre.
Representando a cidade, a convite do Instituto Alana – um dos organizadores do evento -, a articuladora Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, apresentou a experiência do uso do receituário, como uma maneira de trazer a importância da prescrição das brincadeiras e das atividades positivas de cuidado como uma rotina adotada pelos profissionais da saúde.
“É importante compartilhamos o que a gestão, desde 2017, está colocando em prática: uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos. O receituário se soma as inúmeras políticas intersetoriais com foco no desenvolvimento infantil, e trouxe maior atenção às recomendações positivas de brincar ao ar livre ou evitar o uso de telas, por exemplo”, ressaltou.
Também foram elencadas, na mesa de discussões, iniciativas como a implementação dos espaços do brincar nos equipamentos de saúde, a expansão dos parques naturalizados e, também, os programas hortas urbanas e ruas de brincar.
“Foi uma honrosa oportunidade apresentar o que Jundiaí, que faz parte da Rede Urban95 e sedia a Rede Brasileira Cidade das Crianças, faz para contribuir em favor da infância e do desenvolvimento das pessoas. A cidade tem sido referência para Municípios brasileiros e levado as boas práticas para outros países”, acrescentou a articuladora.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí