Combate à insegurança alimentar abre encontros do 2º Mês do Sistema Único de Assistência Social
Nesta sexta-feira (15), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) abriu a programação do 2º Mês do SUAS. No primeiro dia de capacitação, foram abordadas políticas públicas de combate à insegurança alimentar, que visam garantir sistemas que promovam saúde, equidade e sustentabilidade. Os encontros vão até o dia 06 de outubro. Ao longo do mês, dedicado aos técnicos da rede direta e indireta dos equipamentos que fazem parte da Rede Socioassistencial do município, serão promovidas agendas identificadas como prioritárias para as equipes, como a qualificação dos serviços, a importância do território, a participação social, a comunicação acessível com os usuários e ferramentas para trabalho social com famílias.
A primeira atividade contou com a presença de Juliana Tângari (diretora do Instituto Comida do Amanhã), Camila Borges (pesquisadora em Nutrição da USP), Maria Carolina Becaro (gestora do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação) e Ana Pincolini (psicóloga e criadora do canal SUAS Conversas).
“O objetivo do 2º Mês do SUAS é que tenhamos o mês todo de formação em diversas temáticas a respeito do Sistema Único de Assistência Social. O trabalho social precisa sempre de capacitação e atualização, pois os desafios estão mais complexos. Por isso, precisamos de uma equipe cada vez mais preparada”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant.
Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, publicado em 2022, o número total de pessoas em insegurança alimentar no Brasil é de 125 milhões, sendo 33 milhões em insegurança grave.
“O trabalho de combate à insegurança alimentar é intersetorial. Por isso nós estamos buscando mitigar o problema, em Jundiaí, através de capacitação e na busca pelo estabelecimento de políticas públicas eficazes de combate a pobreza e a desigualdade social”, disse o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGADS, Lucas Vicente Rodrigues.
No 2º Mês do Suas, serão realizadas palestras, oficinas, mesas redondas e uma peça teatral com foco em atender cerca de 200 profissionais de toda a rede, que compreende a Gestão, as áreas-meio, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro POP, os Centros de Convivência do Idoso (CCI), a Casa Sol, o Cadastro Único e Organizações da Sociedade Civil parceiras da Unidade de Gestão.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí