Pedestres aproveitam vias da Vila Arens e do Centro parcialmente abertas para o lazer
O domingo com sol convidou muitas famílias e grupo de amigos para saírem de casa, e se divertir e conviver em um percurso ao ar livre da Rua Lacerda Franco, a partir da Fábrica das Infâncias Japy, passando pela Barão do Rio Branco, XV de Novembro, Aristeu Dagnone até a Avenida União dos Ferroviários. A segunda edição do programa da Prefeitura, Mobilidade Saudável e Lazer, reuniu desde pessoas que preferiram caminhar, correr, e também participantes que se locomoveram com bicicleta, skate, patins e patinetes.
“É muito gostoso, e um incentivo para a gente fazer atividade física”, comentou Sofia Figueiredo que estava acompanhada pelo Marcos Pizzoccano e o pet Théo, de 2 anos e meio. “É legal ver o pessoal vindo e participando. Eu me lembrei de quando a Ferroviários era fechada todos os domingos”, explicou Marcos.
Praticando atividade física com patins há seis meses, Leonardo Ferreira Carvalho, de 9 anos, e o tio Michael aproveitaram os momentos de diversão com amigos. “Estamos aprendendo juntos a patinar, e é bom quando têm avenidas e ruas livres, porque a gente consegue se divertir com segurança”, disse Leonardo.
O Mobilidade Saudável e Lazer é realizado em uma parceria entre as Unidades de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Esportes e Lazer (UGEL) para que as pessoas possam praticar exercícios físicos, confraternizar, além de estimular a mobilidade ativa (em que a locomoção não é com veículos motorizados). “Uma das premissas do prefeito Luiz Fernando Machado, com as equipes da Prefeitura, é planejar e realizar ações que reúnam as famílias e amigos para conviverem, em momentos agradáveis, nos diversos espaços públicos”, ressaltou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
“É fomentar e criar essas oportunidades para a população praticar atividade física, com lazer e entretenimento, um dos pilares do governo do Prefeito Luiz Fernando Machado, com a coordenação do gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que veio para ficar”, afirmou o gestor de Esporte e Lazer, Luís Cláudio Tarallo.
Nesta edição, os participantes além de praticar atividades físicas, puderam aproveitar as atividades do Festival no Expressa, que contou com cardápio de comidas e bebidas variadas, uma série de intervenções artísticas, apresentações culturais, a 4ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) e muita diversão para toda a família.
“A nossa ideia de espaço cultural, espaço público, é essa proposta que integra todas as pessoas. Além da ocupação interna no Expressa, a possibilidade de a população poder caminhar, andar de bicicleta e fazer atividades na rua é o conjunto ideal para uma cidade saudável, uma Cidade das Crianças. É oferecer essas atrações para as crianças se divertirem brincando nas ruas, nas calçadas e também, depois, poderem brincar aqui no Expressa”, explicou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Parque Urbano Expressa
Projeto que criará espaço aberto para o uso da população, com brinquedos naturalizados para as crianças, academia ao ar livre, áreas para meditação, entre outros, as obras do Parque Linear estão previstas para serem iniciadas nos próximos dias, sendo inseridas na requalificação do Centro, que também prevê renovação das praças e melhorias no viário.
Além disso, essas adequações integram o processo de recuperação do Espaço Expressa, antigo Complexo FEPASA, e foram aprovadas nos órgãos de proteção patrimonial, no Plano
Diretor de 2020.
A partir da retirada dos muros, serão construídos largos passeios públicos, com calçadas que, com a rica e conservada arborização do local, transformará em uma área de convivência sombreada na região central, além de proporcionar e preservar a conexão da população a esse importante espaço, que enaltece e perpetua a memória ferroviária da cidade.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí