Viagem Literária 2023 traz para Jundiaí o autor Ilan Brenman
O programa Viagem Literária chega à Jundiaí, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), no próximo dia 03 de outubro, terça-feira, a partir das 14h com a realização da Oficina com o escritor Ilan Brenman. O autor desenvolverá o tema “Como Escrever para Crianças”. Uma oportunidade única de aprender com um mestre das palavras que compartilhará suas técnicas e insights sobre a arte da escrita.
A oficina é gratuita e o número de vagas é limitado. Os interessados em participar deverão se inscrever antecipadamente pela Internet, via formulário que pode ser acessado no link: https://abrir.link/Rnj8M
No período da noite, a partir das 19h, no auditório da BNF, o escritor Ilan Brenman participa de um bate-papo com a plateia. Oportunidade para conhecer de perto o autor e suas obras. Ilan Brenman vai responder a perguntas dos leitores, compartilhar histórias dos bastidores de seus livros e autografar exemplares. Uma noite especial para os amantes da literatura e fãs do autor.
Segundo Marcelo Peroni, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem promovido desde maio, por meio da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a “Viagem Literária”, iniciativa de fomento à leitura voltada para alunos das redes municipal e estadual do Ensino Fundamental 1 até o Médio.
“Esta é mais uma ação da Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, a Biblioteca Municipal leva uma apresentação artística e uma roda de conversa com um autor, como forma de fomentar a leitura entre os alunos e incentivar também a ida deles à biblioteca, equipamento cultural, que conta, além de um extenso acervo, com programação com atrações gratuitas”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Há mais de 15 anos na estrada, o programa Viagem Literária uma realização da Secretaria da Cultura, Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como objetivo aproximar bibliotecas, literatura e livros das cidadãs e dos cidadãos paulistas, promovendo diálogos de qualidade com toda a comunidade.
O programa é desenvolvido por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), e realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações. Contou com a participação de 240 grupos de contadores de histórias e escritores, e um público de mais de 364 mil pessoas.
Ilan Brenman
É um dos mais importantes escritores do Brasil, educador e palestrante. Autor de mais de 80 livros infantis e infanto-juvenis no Brasil e no exterior, é formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado e doutorado em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo. Autor de sucesso, já vendeu mais de três milhões de livros, destacam-se “Não sou mais bebê”, “Coisas Arrepiantes”, “A menina inteligente”, “O livro secreto das princesas que soltam pum”, entre outros.
Viagem Literária
A Biblioteca de Jundiaí é uma das 72 bibliotecas, de 71 cidades do Estado de São Paulo que participam da 15ª edição do programa Viagem Literária. A seleção das bibliotecas participantes obedece a critérios técnicos e leva em conta o compromisso dos municípios com: as contrapartidas e os pré-requisitos do programa; a estimativa do potencial do Viagem Literária na cidade; a participação das equipes nas ações anuais do SisEB – capacitações presenciais, virtuais e a distância, doação de acervo, Seminário Internacional Biblioteca Viva e atualização do cadastro das unidades na plataforma Bibliotecas Paulistas.
Os municípios devem, obrigatoriamente, adquirir as obras indicadas pelos facilitadores do programa para compor os acervos das bibliotecas e a programação das atividades da edição.
A programação do dia 03 é totalmente gratuita e presencial. Lembrando que para a Oficina há necessidade de prévia inscrição. Já para o bate papo a entrada será por ordem de chegada até a lotação máxima do auditório da BNF – 80 lugares.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí / Imagem: Dilvulgação