DEBEA Jundiaí promove mutirão de castração em ação continental de proteção animal
O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realizou, nesta quarta-feira (04), mutirão de castração em uma ação continental de proteção animal. A medida faz parte da 2ª Jornada de Castração em Massa da América Latina – Castralat. O Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis, celebrados em 4 de outubro, foram as datas escolhidas para realização da 2ª edição do evento, que neste ano tem o lema “Juntos Podemos”. Foram castrados 129 animais, todos agendados antecipadamente, sendo 76 cães e 53 gatos.
Maria Conceição Alfonso, moradora do Ivoturucaia, levou a cachorrinha Zoe para ser castrada. “Nós cuidamos direitinho. Então com vacinas, medicamentos e alimento, o valor da castração acaba ficando pesado. Então é uma ótima medida”, disse.
A família Oliveira também aproveitou para levar o cachorrinho Caio, de 1 ano e 8 meses. “Nós morávamos em São Paulo e lá é mais difícil ser chamado para esses mutirões. Mas aqui foi bem mais fácil. Sabemos o quanto esse tipo de ação é importante”, reforçou Eduardo Oliveira, que estava acompanhando do filho Felipe.
O próximo mutirão de castração será realizado no dia 21/10 no Champirra. Já no começo de novembro, a ação será no DEBEA, ambos por agendamento prévio. Vale ressaltar que Jundiaí apresenta uma série de políticas para promoção do bem-estar animal. O Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), por exemplo, realiza o apoio a protetores, atendimento clínico veterinário para a população de baixa renda, adoção, entre outros serviços. O Departamento também ganhará uma nova e ampliada sede, que está em fase inicial de obras.
“O cadastro para a castração é simples. Basta entrar no site do DEBEA, preencher a ficha e aguardar o nosso contato para os mutirões de castração. Vale salientar que as inscrições serão realizadas até o preenchimento do total de vagas definidas para cada ação. A castração gratuita visa evitar o descontrole populacional dos animais”, afirma a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí