Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Agenda Cultural traz diversas opções para o final de semana prolongado

Publicada em 11/10/2023 às 14:24

Para quem vai ficar na cidade neste feriado prolongado – Dia da Padroeira do Brasil e Dia das Crianças, há uma série de opções para o lazer, tanto nos parques quanto nos espaços culturais. A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), programou várias ações culturais tanto para a garotada quanto o público adulto.

Confira a programação do final de semana nos equipamentos culturais:

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Neste domingo (15), a partir das 9h, acontece na Sala Santos Jundiaí, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o 2º Encontro KAVOD sobre o Dia Internacional de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal. O evento tem apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

O encontro traz em seu nome o significado das palavras em hebraico “Honra e Respeito” e cujo objetivo, além de honrar a história das famílias e dos bebês que viveram por um breve período na Terra (dentro ou fora do útero de suas mães), trazer também à reflexão o respeito do nascer e do morrer

O encontro é voltado aos pais enlutados por seus bebês, profissionais de saúde e sociedade em geral, que tenha interesse no tema. A entrada é gratuita.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.360 – Centro. No local há área de estacionamento gratuito.

Fábrica das Infâncias Japy

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias. 

Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – sempre com entrada gratuita, sempre a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 02 a 12 anos.

Neste final de semana, no sábado “Música de Brincar”, com Letícia Nogueira e no domingo (15), “O Trovador e o Rei”, com a Cia. à Dois.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Na Biblioteca as atrações estão programadas para quinta-feira (12), às 11h, apresentação da Cia. Tramp de Palhaços, com o espetáculo “Charanga da Tramp”.

Na oportunidade, o público vai descobrir a importância da charanga no circo enquanto Chimpa, Filomeno, Pompeu e Lechuga nos envolvem com acrobacias, magia, lutas espetaculares e muita palhaçada. Reviva o encanto dos pequenos circos mambembes do Brasil em uma jornada que ressignifica o clássico para o nosso tempo.

Cia Tramp de Palhaços se apresenta na BNF

Já para o dia 14, sábado, em parceria com a AJL (Academia Jundiaiense de Letras), programou uma série de ações para comemorar o Dia das Crianças. Confira:

Às 10h, no auditório, a Academia trará um “Debate sobre o Livro Infantil”, mediado pela autora Maria Ap. Palma. Junte-se a nós para um cativante bate-papo com os ilustres nomes da literatura infantil de nossa cidade, incluindo Selma Oliveira, Felipe Barros, Valderez de Mello, Evandro Fernandes, Marta Lígia Biancardi, Josyanne Franco, Marilzes Petroni, Liege Esteves, Julia Heimann, Gabriela Buonocotre, Caetano Imbo e Sueli Patelli.

Às 11h30, na Arena de Contação de Histórias (tapete vermelho), as crianças terão a oportunidade de conhecer a envolvente história “Zeca, o Sapinho Solitário”, contada por Lisete Pecoraro. Em seguida, elas poderão conversar com o autor Márcio Martelli, sob a condução carinhosa de Lisete, que, além de brincadeiras, também realizará um sorteio de livros e brindes.

Às 12h30, momento para muitas risadas com Julia Heimann nas “Sessões de Piadas” e na sequência um “Show Infantil” com Renata Iacovino, com um repertório de músicas para a garotada.

Renata Iacovino faz show musical especial para o Dia da Criança

No espaço Cyber, a partir das 14h, a arte educadora Gika conduzirá a oficina “Riscos e Rabiscos”.

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da BNF aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone: 4527-2110

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.

No Solar a Exposição ” Holocausto…” é sempre um bom programa

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Visitar o Museu Ferroviário é uma ” aula” sobre a história da ferrovial em São Paulo

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Duas exposições estão acontecendo na Pinacoteca:

Pop Dog Free, de Eduardo Höfling Milani e  Vestida de Noiva, de João Borin.
Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

Na Pinacoteca duas exposições mais as exposições permanentes podem ser visitadas

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Teatro Polytheama

O final de semana prolongado no Teatro Polytheama traz as apresentações do maestro João Carlos Martins, num concerto especial para o Dia da Padroeira do Brasil e das Crianças. Ainda neste final de semana o Hip Hop ganha espaço na programação. Confira:

Maestro João Carlos Martins no Polytheama dia 12

11, 13, 14 e 15 de outubro (quarta, sexta, sábado e domingo) – das 15h às 22h
Hip Hop District 2023 – HD Produções
Classificação: Livre / Duração: 420 minutos / Gênero: Dança
Ingressos: plateia R$35,00 /Frisa R$45,00 – sessão do dia 11sessão do dia 13sessão do dia 14 e sessão do dia 15
Descontos previstos por lei;

12 de outubro (quinta-feira) – 17h
Maestro João Carlos Martins apresenta concerto do Dia das Crianças
Classificação: Livre / Duração: 60 minutos / Gênero: Concerto
Ingressos: entrada gratuita
A distribuição dos ingressos será feita em dois lotes, tanto na bilheteria do teatro, quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
– 1º lote – 05 de outubro (já esgotado)
– 2º lote – a partir das 10h30 do dia 12 de outubro;

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/10/11/agenda-cultural-traz-diversas-opcoes-para-o-final-de-semana-prolongado/

Apoio