Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Aula-espetáculo “Parlamento” acontece neste sábado (21), na Biblioteca

Publicada em 19/10/2023 às 10:27

Baseada no poder da oratória através de discursos históricos, acontece neste sábado (21), a partir das 15h e com entrada gratuita, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF), a aula-espetáculo “Parlamento”, reunindo o professor Hidon Vital de Melo, o ator Zé Renato Forner, com direção de Marcos César Duarte.

O professor Hidon Vital de Melo, o Camaleão Albino, analisa e contextualiza discursos de importantes líderes mundiais. Getúlio Vargas em seu quarto, Marco Antônio e Brutus dirigindo-se ao povo Romano, Jesus no palanque de uma montanha são alguns dos textos escolhidos para essa edição.

O ator Zé Renato Forner interpreta as falas que mudaram a história em diferentes épocas. Através da aula-espetáculo é possível perceber a atemporalidade dos discursos, por meio da força das palavras e da construção dos discursos. 

O ator Zé Renato Forner se apresenta dia 21 na Biblioteca

Hildon Vital de Melo

O Camaleão Albino, nascido em Jundiaí. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. É professor com mais de dez anos de experiência com diversos públicos: ensino fundamental II, ensino médio, entre outros; atua como palestrante e comunicador; é escritor, em abril de 2022 lançou o livro Anacrônicas de Jundiahy; coordena um podcast sobre filosofia e cultura geral – Parla Podcast; e também faz trabalhos como guia cultural em visitações a museus, exposições e centros culturais. Desenvolve aulas e estudos nas áreas de filosofia, história da arte, cinema, literatura contemporânea e história da cultura em geral.

Entre março e novembro de 2023 coordenou e organizou, na Biblioteca Municipal Nelson Foot, sete sessões de exibição e debate sobre filmes no projeto Novo Cineclube Consciência.

Zé Renato Forner

Foi assistente de direção (de José Possi Neto) e diretor interino do espetáculo Chopin – ou o Tormento do Ideal, com Nathalia Timberg e Clara Sverner. Cursou o CPT (Centro de Pesquisas Teatrais do diretor Antunes Filho) de 2004 a 2005.

Em Jundiaí, atuou nos espetáculos Maria e os Pacotes (Vencedor do Festival de Monólogos de 2006), O Testemunho, Plínio no Sofá, Raul, Trio Dramático, O Sonho de Um Homem Ridículo, entre outros. Seu último espetáculo na cidade foi “Quando as Máquinas Param” em 2019.

Dirigiu Estocolmo, A casa das Armas Brancas, e participou do Tributo à Raul Seixas, no projeto Música & História da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

A Biblioteca está localizada na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens – dentro do Complexo Argos. O horário de funcionamento da BNF aos sábados é das 10h às 17h. Durante a semana o funcionamento é das 9h Às 21h.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/10/19/aula-espetaculo-parlamento-acontece-neste-sabado-21-na-biblioteca/

Apoio