Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Agenda Cultural tem Música, Contação de Histórias, Concertos e muito mais

Publicada em 20/10/2023 às 15:56

Para quem aprecia apresentações musicais, esse final de semana em Jundiaí tem excelentes oportunidades: o encerramento do 34º Encontro de Corais, Nelson Ayres e Ricardo Herz, na programação dos Concertos Astra Finamax e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ).

Já para a garotada tem contação de histórias tanto na Biblioteca Nelson Foot, quanto na Fábrica das Infâncias Japy. Já para o público jovem e adulto, a aula-espetáculo “Parlamento” é uma oportunidade para acompanhar de forma teatral os grandes discursos dos líderes mundiais, que se tornaram históricos.

Já quem gosta de acompanhar concursos, a seletiva do Miss Pérola Negra, no Clube 28 de Setembro, neste sábado (21), a partir das 19h30, com entrada gratuita, vai movimentar 30 candidatas que disputam as 20 vagas da grande final, dia 25, quarta-feira, no Teatro Polytheama.

No Clube 28 de Setembro a seletiva do Misse Pérola Negra 2023

Na seletiva a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou apresentações culturais, com o Coral Afro Griô e DJ Joker. O Clube 28 de Setembro está localizado na rua Petronilha Antunes, 363 – Centro.

Confira a programação do final de semana nos equipamentos culturais:

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Até o dia 22, o público poderá conferir no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) a exposição fotográfica “Diversidade em Contraluz” resultado do trabalho do fotógrafo Maurici Chinaque. A mostra reúne uma série de obras que exploram a técnica de contraluz, utilizando o jogo de luz e sombra para retratar a diversidade humana.

Com fotografias em preto e branco, a mostra apresenta um olhar sensível e poético sobre a riqueza e multiplicidade de corpos. São imagens que buscam destacar as nuances e particularidades que fazem de cada indivíduo único e especial.

Ao mesmo tempo, a técnica de contraluz cria um clima de mistério e profundidade, convidando o espectador se aproximar e explorar cada detalhe das fotografias. A exposição é uma oportunidade única de apreciar a beleza da diversidade humana e refletir sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças 

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.360 – Centro. No local há área de estacionamento gratuito.

Fábrica das Infâncias Japy

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias. 

Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – sempre com entrada gratuita, sempre a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 02 a 12 anos.

Neste final de semana, no sábado (21), a Cia. Inspirarte traz uma contação de história sobre as Lendas Folclóricas, no espetáculo “Pela estrada afora” …A história trata de dois viajantes que passam a vida andando e conhecendo diversos lugares pelo Brasil e, a cada parada, eles abrem a mala e contam uma história.

Cia. Inspirarte se apresenta na Fábrica das Infâncias

Para o domingo (22), o ator Paulo Federal apresenta o espetáculo ‘Histórias de Palhaço”. Um espetáculo delicado que usa a narrativa para apresentar essa figura temida e adorada pelas crianças, o palhaço. Sutilmente atrás de um pequeno espelho vai se desenhando o palhaço Adão, que chega para contar suas belas histórias cheias de graça.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521.0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

No sábado (21), a partir das 10h, aula de xadrez para iniciantes, totalmente gratuito, o interessado não precisa se inscrever antecipadamente, basta chegar no horário da aula.

11h- Contação de História, com os atores da Cia. Giro no Biombo no espetáculo “Um Caldeirão e Histórias”. A peça conta a aventura de duas bruxas, Elizabeth e Agnes, muito boas e atrapalhadas, que nomeio de um treinamento de bruxaria, encontram fotos de família, que trazem diversas histórias guardadas por gerações.

Cia. Giro no Biombo apresenta-se neste sábado na BNF.

Entre feitiços e leituras, descobrem muitos tesouros, que dão origem a um mundo colorido e diferente de contação de histórias. Contam com a ajuda de Salem, que acaba mais é atrapalhando, perdendo uma varinha mágica de Agnes. Trazem lendas e clássicos de uma forma diferente, acabando com a reputação de qualquer vilão de livro.

E finalmente às 15h, aula- espetáculo “Parlamento”.  Baseada no poder da oratória através de discursos históricos”, reunindo o professor Hidon Vital de Melo, o ator Zé Renato Forner, com direção de Marcos César Duarte.

O professor Hidon Vital de Melo, o Camaleão Albino, analisa e contextualiza discursos de importantes líderes mundiais.  Getúlio Vargas em seu quarto, Marco Antônio e Brutus dirigindo- se ao povo Romano, Jesus no palanque de uma montanha são alguns dos textos escolhidos para essa edição.

O ator Zé Renato Forner interpreta as falas que mudaram a história em diferentes épocas. Através da aula-espetáculo é possível perceber a atemporalidade dos discursos, por meio da força das palavras e da construção dos discursos. 

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da BNF aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone: 4527-2110

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Uma viagem pela história da ferrovia paulista

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Duas exposições estão acontecendo na Pinacoteca:

Pop Dog Free, de Eduardo Höfling Milani e  Vestida de Noiva, de João Borin.
Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Teatro Polytheama

A partir das 20h, neste sábado acontece a apresentação de Nelson Ayres e Reinaldo Herz, dentro da programação da 25ª Temporada dos Concertos Astra Finamax.

Já no domingo (22), o Teatro recebe às 11h, o público para acompanhar o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), e Cia. Jovem de Dança de Jundiaí apresentam “Pedro e o Lobo”, Op.67.

Como em todas as suas Temporadas, a OSMJ traz no mês de outubro um programa especial para crianças no Teatro Polyhteama. Desta vez será apresentado o conto sinfônico “Pedro e o Lobo”, de Seguei Prokofiev, a obra mais importante do mundo sinfônico para crianças.

Juntamente com a OSMJ, o espetáculo terá como narradora a premiadíssima atriz e diretora da Cia. de Teatro de Jundiaí, Carla Candiotto. E, juntamente no palco, estará presente a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, que tem como diretor, o também premiadíssimo bailarino e coreógrafo Alex Soares.

A partir das 16h e estendendo-se até 21h, apresentam-se os últimos corais inscritos neste ano na 34ª edição do Encontro de Corais de Jundiaí, marcando assim o encerramento do encontro.

A entrada é franca para o Concerto e Encontro de Corais  sendo que a distribuição dos ingressos será feita a partir das 10h30 do sábado (21), tanto na bilheteria do teatro, quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/10/20/agenda-cultural-tem-musica-contacao-de-historias-concertos-e-muito-mais/

Apoio