Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

“REM – Rapid Eye Movement” a nova coreografia da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí

Publicada em 23/10/2023 às 12:43

Inspirada no estágio do sono em que acontecem os sonhos mais intensos, a coreografia “REM” (Rapid Eye Movement), assinada por Karine Silva, será a próxima obra a ser apresentada pela Cia. Jovem de Dança, no sábado (28), dia 28, às 20h, no palco do Teatro Polytheama, com entrada gratuita.

“REM” é um mistério que permite, ser, estar e sentir. A busca por respostas desse lugar onde é possível experimentar os nossos desejos e enfrentar nossas feras. Para a construção da nova coreografia Karine Silva contou com a colaboração dos bailarinos da Cia. Jovem, por meio do relato de seus sonhos e pesadelos.

Um dos momentos da nova coreografia ” REM”

A Cia. Jovem de Dança abre as apresentações com duas outras coreografias: “Dança pra Lua” e “Coup de Grâce”. Apresentada pela primeira vez em 24 de setembro deste ano, “Dança pra Lua” é uma coreografia de Ivan Bernardelli. Ao som da obra do compositor e pianista brasileiro Vitor Araújo.

A coreografia traz como marcas circularidade, repetições, ciclos, mandalas, loopings e espelhamentos para celebrar a Lua, astro mágico que brilha à noite e ao qual rendem homenagens, ritos e cerimônias os mais diversos povos e religiões que compõem o Brasil.

Já “Coup de Grâce”, que, em francês, significa “tiro de misericórdia”, traz uma reflexão sobre o poder e o peso de decisões irreversíveis em situações-limite. Introspectiva, a performance é acompanhada por “Erbarme Dich”, música de Johann Sebastian Bach sobre um pedido de misericórdia para Deus.

No trabalho, também de autoria de Alex Soares, todos os elementos que envolvem sua concepção, como coreografia, luz, trilha, figurinos e cenografia, apresentam contrastes, simbolizando as pulsões mais primordiais do ser humano: a vida e a morte.

Para o encerramento da noite de espetáculo, a Cia. Jovem de Dança apresenta a nova coreografia: “REM – Rapid Eye Movement”, que tem duração de 20 minutos.

Ficha técnica geral da Cia. Jovem de Dança
Direção Artística: Alex Soares
Elenco: Amanda Pereira, Bia do Bem, Camilla Rotta, Carolina Salomão, Daniel Ribeiro, Gean Nascimento, Isabela Ivanov, Letícia Ribeiro, Mychael Nascimento, Maria Eduarda Castro, Marcio Vitorino, João Lucas Alves
Assistente de Direção e Ensaiadora: Andrea Thomioka
Ensaiador: Ícaro Freire
Iluminação: Rossana Boccia
Equipe de Produção: Carol Reto, Giovanna Baraldi, Heloísa Oliveira, Luana U, Renata Campos

Ingressos: entrada gratuita
A distribuição dos ingressos será feita a partir das 10h30 da sexta-feira (27), tanto na bilheteria do teatro, quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos

A Cia.

A Cia. Jovem de Dança é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que foi retomado em 2018 a fim de ampliar a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no segmento da Dança. A reestreia do corpo artístico foi realizada nas comemorações pelo aniversário de 107 anos do Teatro Polytheama, na noite de 13 de dezembro daquele ano.

Os integrantes da Cia. Jovem de Dança

Desde então sob a direção artística de Alex Soares, a companhia já apresentou diversas coreografias, como “Instagrimm”, “Estudos em Chrom.Aqui”, “Entre o Corpo e o Azul” e “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos aleatórios que um impulso te apresenta”. O grupo participou também de uma série de atividades da agenda cultural do Município, inclusive com os demais corpos artísticos da UGC, como a Companhia de Teatro de Jundiaí e a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, em diversos palcos da cidade, como unidades escolares da rede municipal de ensino.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Cultura
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/10/23/rem-rapid-eye-movement-a-nova-coreografia-da-cia-jovem-de-danca-de-jundiai/

Apoio