Servidores da UGGF visitam a Fundação SEADE em São Paulo
Nesta segunda-feira (23), Servidores da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), da Prefeitura de Jundiaí, visitaram a sede da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) para conhecimento das melhores técnicas em produção, análise de dados e indicadores.
A Fundação, vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento, é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Para isso, realiza pesquisas diretas e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo um amplo acervo, disponibilizado gratuitamente, que permite a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do estado, de suas regiões e municípios e de sua evolução histórica.
Liderados pelo diretor da Unidade Central de Planejamento e Governança da UGGF, Fernando Luís Polo, os servidores ligados aos escritórios de avaliação de políticas públicas e ao Observatório Jundiaí puderam conhecer também as boas práticas aplicadas em estatísticas socioeconômicas e demográficas com o intuito de levar experiências para a gestão pública de Jundiaí.
“A Fundação SEADE é, juntamente com o IBGE, um dos mais importantes órgãos de produção e análise de dados e estatísticas do Brasil. Ter a oportunidade de conhecer de perto como o trabalho ali produzido é realizado, certamente enriquece e amplia os horizontes em busca do aprimoramento, não só da qualidade do nosso observatório de dados, mas também no processo de planejamento das políticas públicas que, baseadas em evidências, sempre serão mais assertivas” diz o diretor Fernando Luís Polo.
Também estiveram presentes, além do diretor Fernando Luís Polo, os servidores Renata Viana, Diego Oliveira, Tiago Gonçalves, Miguel Pires e Rafael Andreotti.
“Foi um prazer receber a comitiva da Prefeitura de Jundiaí para discutirmos o uso de dados na gestão pública. Além de apresentarmos as experiências que estamos desenvolvendo em termos de uso de novas tecnologias para produção, análise e disseminação de dados, pudemos aprender com a experiência da equipe de Planejamento e Governança, que vem fazendo um ótimo trabalho na cidade no estímulo ao uso de informações para políticas públicas”, reforçou o diretor-adjunto de Produção e Análise de Dados da Fundação SEADE, Carlos Eduardo Torres Freire, que recebeu a comitiva.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí