Outubro Rosa: Seminário traz debate sobre desafios para a saúde da mulher
Nesta quarta-feira (25), foi realizado, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o I Seminário do Outubro Rosa. O tema escolhido foi “Os Desafios no cuidado à mulher e sua repercussão no processo saúde-doença”. O evento foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí com o apoio da FMJ, Hospital São Vicente (HSV) e Hospital Universitário (HU).
Durante toda a tarde, o seminário contou com a participação de médicos especialistas, equipes multidisciplinares para impulsionamento do autocuidado e prevenção ao câncer, mesa redonda e depoimentos de pacientes em tratamento.
Técnica de Enfermagem no Ambulatório de Saúde da Mulher, responsável pelo acompanhamento de mulheres que tiveram diagnóstico de câncer, Mariana Bernardon aprovou o seminário. “Toda a equipe tem um compromisso muito forte com as pacientes e o acolhimento é parte primordial do tratamento. Por isso é essencial ter encontros de conscientização tanto para a população, quanto para a Rede de Atendimento para que todos fiquem cada vez mais integrados”, disse.
“O câncer de mama e vários outros tipos de cânceres têm maior probabilidade de cura com o diagnóstico precoce. E o nosso objetivo, com o Seminário, é que muitas propostas que foram discutidas aqui possam ser levadas ao território para que ofereçamos um atendimento cada vez melhor, principalmente com relação à prevenção”, comenta a gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins.
A programação contou com o depoimento da superintendente da Fundação TVTEC, Mônica Gropelo, que superou um câncer de mama. Dr. João Bosco, professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, apresentou a palestra “O Câncer de mama no Brasil e no mundo e as perspectivas para o futuro”. Para finalizar, foi realizada uma mesa redonda sobre a importância do cuidado compartilhado e multiprofissional.
“Ano que vem passaremos de R$ 1 bilhão em investimentos anuais na saúde pública de Jundiaí. A prioridade do Município é garantir a assistência integral aos nossos pacientes, reforçando as ações desenvolvidas na Saúde. A programação do Outubro Rosa evidencia a nossa preocupação, principalmente, com a prevenção”, afirmou o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado. O vereador Kachan Jr. também esteve presente no evento representando a Câmara Municipal.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí