Reunião avança com definições para o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES) de Jundiaí
Com 82% de obra construída, o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), localizado na região Sul, foi tema de reunião de trabalho na tarde de quinta-feira (26). As equipes das Unidades de Gestão envolvidas no novo super equipamento – Segurança Municipal (UGSM), Mobilidade e Transporte (UGMT), Casa Civil (UGCC) e Promoção da Saúde (UGPS) -, realizaram encaminhamento quanto ao funcionamento dos serviços bem como adequações viárias necessárias para os fluxos dos veículos da Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC). Além disso, o local também será a sede do Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM), que funcionará com tecnologia de ponta para o monitoramento e ações estratégicas.
Foram tratadas diretivas para a aquisição de mobiliário, sistema de ar-condicionado e viário, que exigirá adaptações no entorno do equipamento, para que as viaturas tenham fácil acesso a todas as regiões da cidade, já que, além da proximidade com a Rodovia Anhanguera, há o Complexo Viário da Região Sul, também em construção e que facilitará a movimentação entre as regiões da cidade.
De acordo com o gestor adjunto de Governo, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), João Amílcar Rodrigues Anhesini, com as reuniões, é possível alinhar e solucionar as demandas entre os setores. “Um equipamento grande e integrado exige ações específicas, por isso, além das unidades que estarão no complexo, as demais unidades de gestão da prefeitura, como Governo e Finanças, Administração, Inovação e Relação com o Cidadão, Negócios Jurídicos e Cidadania, também participam de todo o processo para implantação”, explica.
A entrega do Centro Integrado está prevista para o primeiro semestres de 2024. Com aproximadamente 10 mil m² de área construída e estrategicamente localizado na Avenida 14 de Dezembro e rua Cica, o CIES irá integrar as forças de segurança e de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento, com fácil acesso para diversas regiões da cidade a partir das rodovias e marginais. Criado dentro do conceito de Cidade Inteligente, a estrutura vai contar com equipamentos modernos e qualificar ainda mais o serviço prestado à população de Jundiaí, com tecnologia de ponta e investimentos, totalizando cerca de R$ 60 milhões.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí