Plano de Desenvolvimento Econômico aponta como estratégico o incentivo aos pequenos negócios
Com políticas de apoio e valorização ao empreendedorismo local, Jundiaí é considerada a “cidade das oportunidades” por microempreendedores individuais (MEI), microempreendedores (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). É o que aponta o Plano Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), que será apresentado no próximo dia 22 (quarta-feira), às 18h, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Entre as vantagens de empreender na cidade, são citadas como exemplo a desburocratização dos serviços para abertura de MEIs, a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) e o Espaço Jundiaí Empreendedora.
Um dos indicativos que atestam esta realidade é o crescimento do número de microempreendedores em Jundiaí nos últimos anos. Até o dia 11 de maio de 2022, conforme dados do Governo Federal (gov.br), a cidade contava com 41,9 mil empresas deste tipo (MEIs e MEs), pertencentes aos setores de comércio e serviços. Hoje são mais de 65 mil CNPJs, o que demonstra um crescimento de 55,25%. “Estou morando nessa cidade maravilhosa que é Jundiaí há cinco anos. Me impressiona o apoio da Prefeitura em tudo, no relacionamento com as pessoas. Algo surreal e nunca visto em nenhum lugar! Nunca tinha participado da FENS e foi incrível. Acredito que colheremos bons frutos”, destacou a empresária Daniela Galo, que esteve na 1ª FENS nos Bairros, realizada em setembro na região Oeste da cidade.
O casal de empreendedores Edmilson Bighetto e Adriana Girardi participa pela primeira vez da FENS, que começa no próximo dia 24 (sexta-feira), às 13h, no Parque Comendador Antônio Carbonari. Eles definem o que é empreender em Jundiaí. “A gente veio das outras vezes como consumidor e é uma feira que tem muita visibilidade, principalmente para Jundiaí. Eu não conheço outro evento em São Paulo que seja igual a esse, não existe! A FENS vem para trazer ao empreendedor muito sucesso “, comentou Adriana.
Plano de Ação
O PDEII foi concebido após nove meses de trabalho, iniciado em janeiro deste ano. Nesse período, foram feitas 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas com instituições, empreendedores, estudantes, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e entidades ligadas ao setor econômico da cidade. “É uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento de Jundiaí, que tem como desafio manter a qualidade de vida e os bons índices alcançados. Nos destacamos justamente por olhar para o futuro a partir da realidade das pessoas, que foram ouvidas. Virá exatamente da base as decisões que o poder
público deverá tomar”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos. “Para que as pessoas tenham noção da importância do programa Jundiaí Empreendedora, mais de 80% da nossa economia vem dos pequenos e microempreendedores. Nós estamos gerando oportunidades e potencializando o comércio local. Esse é o círculo virtuoso da economia, que gera mais renda e empregos para as famílias”, comentou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
“Jundiaí possui quase 70 mil pequenos negócios, o que demonstra a força do empreendedorismo na cidade. O PDEII garantirá políticas públicas de apoio a esse importante segmento da sociedade”, pontuou Wagner Soares, gestor adjunto de Empreendedorismo da Prefeitura e coordenador técnico do plano.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí