Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Escritores são premiados no 1º Prêmio Jundiaí de Literatura

Publicada em 18/11/2023 às 20:27

A manhã de sábado (18) foi de emoção para os escritores vencedores do 1º Prêmio Jundiaí de Literatura, uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A divulgação do resultado e entrega de prêmios, que ultrapassaram R$ 36 mil, foi realizada na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.  

O estudante de psicologia Cássio Jardim Noguero Cobra ficou com o 1º lugar da categoria Adulto, cujo tema era sobre a importância do acesso à educação e aos livros para o desenvolvimento e formação dos cidadãos. “Eu não esperava. Escrevi com base em uma vivência concreta no meu estágio no Tribunal de Justiça. Estou muito feliz”, comentou ele, que é morador da cidade de Cruzeiro (SP) e já foi finalista de um concurso literário da Feira Literária de Paraty, a Flip.

Na mesma categoria, na qual todos os autores entregaram crônicas, também foram premiados Adriano Carlos Moura (2º), Bruna Mello de Cenço (3º), Treyce Hellen Rodrigues Annunciado (4º) e Angela Teresa Batista Ferreira (5º).

Quem também estava radiante com o desempenho no Prêmio foi a narradora de histórias e atriz Ana Paula Miurim, 1º lugar na categoria Prata da Casa, dedicada a maiores de 18 anos moradores de Jundiaí.  O gênero foi prosa poética e o tema a importância da luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como as consequências de sua falta. “Escrevi despretensiosamente e fiquei feliz em ser ganhadora dessa primeira edição do concurso na minha cidade”, comentou.

Os outros participantes de Jundiaí premiados foram Miqueias Henrique de Sousa Gomes (2º), Carolina Camila Bonelli (3º), Bruna Aparecida Garcia de Oliveira (4º) e Adriana Jungbluth (5º).

Cássio foi 1º na categoria adulto

Na categoria Talento Mirim (8 a 12 anos), com o eixo poesia dentro do tema ‘Direitos da Criança e do Adolescente’, os vencedores foram Miguel Facioli Silva (1º), Livia de Carvalho Amaral (2º), Adriano Lombardi (3º), Vitória de Freitas Poranga (4º) e Isis Shirahama Coelho (5º).

Os premiados na categoria Jovem Talento (13 a 18 anos) foram Catarina Beteli Queiroz (1º), Julia Figueiredo Cunha (2º), Arthur Orlandi (3º), Bruno dos Santos Catarin (4º) e Giovana Lopes Farias (5º).  Eles escreveram um conto, com o tema a importância da educação como ferramenta de mudança e justiça social.

Os critérios para avaliação foram criatividade e originalidade, adequação ao gênero literário, coerência e qualidade da narrativa, e, por fim, adesão ao tema proposto. Uma banca externa, contratada pela UGC, fez o julgamento dos trabalhos. “Nossa ideia foi incentivar a escrita e a leitura. Além disso, expandir a visão da biblioteca, mostrando outras possibilidades dentro desse ambiente”, comentou o diretor de Cultura, João Carlos de Luca.  

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/18/escritores-sao-premiados-no-1o-premio-jundiai-de-literatura/

Apoio