Multiplicadores discutem os próximos passos do programa Servidor Consciente Recicla
O grupo de trabalho do projeto Servidor Consciente Recicla se reuniu, nesta semana, para discutir o andamento e as novas ações a serem desenvolvidas para o programa. Lançado em setembro deste ano, a iniciativa visa conscientizar os mais de 1,2 mil servidores que atuam diariamente no Paço Municipal, sobre a importância da não geração de resíduos e da destinação correta dos materiais recicláveis e orgânicos.
Os Multiplicadores, nome dado aos servidores responsáveis por colaborar com o projeto, levando informações aos colegas no dia a dia, puderam relembrar o objetivo central da ação, que é o consumo consciente, afinal não temos um “Planeta B”. O encontro ajudou a compartilhar experiências e a trazer novos olhares para o planejamento do próximo ano.
“Todos os anos são despejados nos oceanos cerca de oito milhões de quilos de plástico e isso causa um desequilíbrio imensurável em toda a natureza. Temos que tomar uma atitude agora para melhorar o mundo em que vivemos e deixar para as crianças e demais gerações futuras um ambiente com mais qualidade de vida. Esse é o intuito da nossa ação”, comenta o Diretor de Limpeza da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Márcio Moraes.
A máxima “um olhar vale mais que mil palavras” será posto em prática com visitas guiadas ao Geresol, para que todos compreendam a importância do trabalho desenvolvido no local e sejam impactados pela grandeza dos resíduos gerados diariamente no município; uma nova campanha de comunicação, mostrando de forma prática o que é ou não reciclável e como devemos fazer essa separação; e a cereja do bolo será uma carta em resposta às crianças da rede municipal de ensino, contando sobre o andamento do projeto.
“Eu sempre estive ligada às questões climáticas e de reciclagem e cobro isso em casa com a minha filha e agora com meus netos. Após o convite, a minha gestora me indicou, no início teve muita resistência do pessoal, mas estou engajada e sempre tento orientar. Toda nova campanha que surge comento com os colegas e agora não está sendo diferente, gosto de poder colaborar”, contou Maria Cristina de Oliveira, Assistente de Administração da Unidade Adjunta de Gestão de Pessoas.
Cristina comentou que vai fazer 24 anos de Prefeitura em janeiro e vê que no começo as pessoas são resistentes, mas esse é um caminho sem volta e é extremamente necessário para que possamos ter um futuro melhor. Já tem por hábito reaproveitar, em sua casa, por exemplo, tem móveis antigos e um de 1947 de uma antiga fábrica jundiaiense.
O projeto Servidor Consciente Recicla é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), em parceria com as Unidades de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP); Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede de Cooperação; Cultura (UGC); Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC); e Educação (UGE).
Fonte: Prefeitura de Jundiaí