Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Pratos e bebidas populares de Jundiaí são atrações gastronômicas no ano todo

Publicada em 18/11/2023 às 12:02

O tradicional frango com polenta crocantes, a boa massa artesanal italiana, os petiscos tão desejados de boteco, sanduíches famosos e os pratos que se tornaram ícones da cidade. Jundiaí, através do estabelecimento das Rotas Turísticas, oferece centenas de opções para os moradores e visitantes durante todo o ano. A programação é realizada por meio da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), através do Departamento de Turismo.

São oito Rotas Turísticas na cidade, dentre elas a Rota do Brincar, Castanho, Centro Histórico, Cerveja Artesanal, Terra Nova, Uva, Vinho e da Cultura Italiana. Dessas, cinco são rurais. “Os visitantes têm uma grande gama de opções de locais para conhecer, adegas para degustar os produtos artesanais, comidas típicas da região e muito contato com a natureza e ambientes abertos para sair da rotina”, comenta a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro.

Frango e polenta fazem parte dos pratos popularizados em Jundiaí

Para o almoço, os turistas podem sentar à sombra de árvores, com vista para parreiras de uvas e com os pés na grama para fazer a conexão diretamente com a natureza. Dentre as opções tradicionais, tem o tradicional Filet à Suplicy da Cantina Jundiaiense, que consiste em um bife empanado com queijo, presunto, molho branco, queijo ralado e arroz à grega. Ou mesmo o frango com polenta fritos do Restaurante Spiandorello, que podem ser acompanhados de um Espumante de Niagara (Adegas Oliveira, Martins e Castanho). Para quem não abre mão de uma massa ou prato italiano, a lasanha na telha (Sítio Fontebasso), o Talharó (talharim com ragu de linguiça, com crisp de alho poró), do Beraldo di Cale, e a Polenta Monte Traviú, do Restaurante Travitália.

Se a intenção é petiscar, tem as coxinhas premiadas do Kiosque Roseira e do Lambuza Bistrô, que oferecem também a coxinha de uva e a coxinha gratinada, respectivamente. Pelos lados da Vila Arens, Vianelo e Vila Progresso, os pastéis do Bar do Pedro, a croqueta de cupim do Boteco do Benê e o bolinho de Carne com Queijo do Bar do Dito e que podem ser acompanhados pela Caipirinha de Rúcula do Bar do Haules. Para mergulhar na cultura tradicional jundiaiense, um sanduíche de mortadela em qualquer padaria da cidade, acompanhado de uma Turbaína, refrigerante nascido em Jundiaí.

Para um jantar mais descompromissado, os lanches artesanais do Mirim Dog ou mesmo as pizzas napolitanas da 430 Gradi. Se passar pelo centro, um sorvete italiano na Galeria Bocchino, que passou por várias gerações. E se a intenção for um café, o Pão de Uva Niagara da Adega Maziero, que teve vinhos servidos a dois Papas. Para comer em casa, o espaguete de vinho da Tre Sorelle.

Empórios com produtos locais

Outras opções são as adegas para degustação de vinhos, as muitas cervejas artesanais na Giffa, Prisma e Hebling, e as plantações que oferecem um “ambiente de sítio” para quem é fã de turismo rural. As Rotas ainda contam com empórios que oferecem produtos que carregam a tradição da região. São frutas, verduras, compotas, geleias e muita comida italiana artesanal e com ingredientes naturais para que os visitantes possam levar um pouco da tradição italiana para casa. Do Traviú ao Caxambu, passando pelos dois extremos da cidade, há inúmeras opções.

“A Rota da Cultura Italiana, por exemplo, é um convite para quem quer sair da rotina, desacelerar, degustar boa comida, conectar-se com a natureza e, claro, com a cultura italiana que é tão presente em Jundiaí. Temos opções para toda a família”, reforçou o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Rota da Uva é uma das principais da cidade

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaEmpreendedorismoGastronomiaGeralJundiaíLazerTurismo
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/18/pratos-e-bebidas-populares-de-jundiai-sao-atracoes-gastronomicas-no-ano-todo/

Apoio