Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Concerto da Orquestra em novembro traz programa com Manuel de Falla e Maurice Ravel

Publicada em 19/11/2023 às 12:14

O sétimo concerto da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) está programado para o próximo sábado (25), a partir das 20h, no Teatro Polytheama. O programa da noite traz composições do espanhol Manuel de Falla e do francês Maurice Ravel.

Segundo a diretora artística e regente titular da OSMJ, Claudia Feres, obras de Ravel e de De Falla, dois compositores mestres na arte da orquestração, trazem repertório colorido. Mas faz uma ressalva. “Embora este seja um programa muito colorido e vibrante, não deixamos de lamentar o momento que o mundo enfrenta, com jovens e crianças sofrendo as consequências de guerras e crueldades. Trata-se de um programa para trazer leveza e reflexão, e que confirma o desejo da OSMJ de poder estar sempre com seu público, oferecendo momentos muito especiais.”

Programa
De Ravel, o programa traz a famosa “Pavana para uma criança morta”, que, embora seja atribuída ao compositor orientação para que não fosse dramatizada, seu clima conduz a um ambiente de melancolia e resignação.

Na sequência, “Le Tombeau de Couperin”, inicialmente escrita para piano com seis movimentos como memorial a François Couperin, compositor do século 17, teve uma instrumentação de quatro de seus movimentos para orquestra, homenageando amigos perdidos na Guerra.

OSMJ reapresenta o repertório de seu sétimo concerto da temporada no domingo (26), também em SP

Em contraste com a primeira parte do programa, a OSMJ traz as Suites “El sombrero de tres picos”, a partir do Ballet de De Falla inspirado na novela de mesmo nome do escritor espanhol Pedro Antonio de Alarcón y Ariza. O Ballet conta a história do ciumento moleiro e de sua linda e sedutora esposa.

Finalizando o programa, ainda de De Falla, a OSMJ apresenta uma das músicas mais conhecidas do compositor – “Dança Ritual do Fogo” -, também parte de um Ballet, “El Amor Brujo”.

A OSMJ é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura. Os ingressos gratuitos podem ser obtidos a partir das 10h30 da sexta-feira (24), tanto na bilheteria do Teatro, quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado pode retirar até dois ingressos.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4586-2472.

Reapresentação
A OSMJ reapresenta o repertório de seu sétimo concerto da temporada no domingo (26), às 11h, no Theatro São Pedro, que fica na rua Barra Funda, 171 – Barra Funda, em São Paulo. Os ingressos gratuitos podem ser obtidos pela internet, 24 horas antes da realização do concerto.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/19/concerto-da-orquestra-em-novembro-traz-programa-com-manuel-de-falla-e-maurice-ravel/

Apoio