Feriado de reflexões, cultura e diversão no Espaço Expressa
A segunda-feira (20) é de muita diversão, cultura e boa gastronomia para toda a família no ‘Festival Temático C de Cidade e Cidadania’, no Espaço Expressa. O evento, que celebra o dia da Consciência Negra, prossegue até o período noturno, com inúmeras atrações gratuitas.
Logo pela manhã, a animação ficou por conta das brincadeiras do grupo Amorah. Em seguida, o Maracatu de Baque Virado, do coletivo Embaúba, conquistou o público com muito ritmo. “O Expressa é o que existe de melhor entre as opções a céu aberto na cidade. Eventos assim são muito importantes”, comentou a moradora de Jundiaí, Alessandra Carvalho, que compareceu acompanhada pelos filhos Benjamin, de 3 anos, e Joaquim de 6 anos.
Assim como ela, Danila Aparecida da Silva reuniu a família para aproveitar o feriado. “É um espaço excelente, no qual meu filho tem a oportunidade de ter contato com outras crianças. É uma vivência em sociedade para que ele aprenda a se destacar e conviver”, destacou ela, que passou o dia no espaço.
Valéria de Paula Ignácio, da Unidade de Gestão de Cultura, e uma das responsáveis pela Rota Afro do município, frisou que o evento, além de diversão, também vem para propor uma reflexão ao público. “Temos apresentações culturais que dão protagonista aos artistas negros. Além disso, ao longo do evento, a proposta também é o enfrentamento ao racismo.”
Programação – O dia terá ainda Show de samba com a banda Kitrinka, às 14h30; intervenção “Brincar e Ser”, com a AGP Eventos, das 15h às 20h; Cortejo com a Miss Pérola Negra 2023 e com a Corte da Uva 2024, às 16h30; e show de Black Music e Soul Consciente com a Banda Funk’s Natra, às 19h.
Já na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos, a programação traz apresentações de dança dos Grupos dos programas de oficina da Unidade de Gestão de Cultura na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, Projeto Tem Dança na Escola, IOA Dança, Lipeh 907 e Matheus Bassi, às 15h; oficina de Xadrez, das 15h às 18h; contação de histórias “Que história é essa?”, com a arte-educadora Graciele Savio, às 15h10; “Groove do Expressa”, das 16h às 19h, com os DJs Fábio Rogério da 105 FM, Joker e Easy Nylon e Black 105, além da participação da Cia. de Dança Diego Ramos.
A partir das 18h está programada ainda uma leitura dramática do Núcleo Preto sobre a obra de Stella do Patrocínio, na Sala São Paulo Railway.
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além de entrada franca, o Espaço dispõe de estacionamento gratuito e coberto.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí