Câmara aprova e Programa Mulher Cidadã vira Lei em Jundiaí
Nesta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Jundiaí aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) que institui o programa Mulher Cidadã. Ele é fruto do projeto piloto Escola Cidadã, desenvolvido pelo Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), que está ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), com alunos das escolas estaduais Professora Deolinda Copelli, Doutor Antenor Soares Gandra e Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato. O PL é uma iniciativa do Prefeito Luiz Fernando Machado.
O programa tem como finalidade a divulgação e a conscientização dos direitos das mulheres perante a sociedade, com ações intersetoriais que garantam a proteção e o bem-estar social de cada uma delas. Ele foi desenvolvido com base nas ideias e trabalhos apresentados pelos alunos participantes do projeto, com a temática do combate à violência contra a mulher.
“Conquistamos mais um importante passo a partir de ideias desenvolvidas por alunos de Jundiaí, por meio do projeto Escola Cidadã. A violência contra a mulher é algo presente em nossa sociedade e ver o envolvimento dos jovens, juntamente com o poder público, é fundamental para iniciar a mudança desse triste cenário”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O Escola Cidadã teve início em 2022, quando a gestora adjunta da Casa Civil, Carmen Tubini, e as sete assessorias do NAPP (Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Diversidade Sexual) foram às escolas estaduais para debater temas da atualidade. Os alunos também realizaram uma apresentação dos trabalhos no Paço Municipal e passaram por trilhas de conhecimento nos temas: Segurança Pública; Saúde e Assistência Social; Esporte e Cultura; e Planejamento Urbano e Mobilidade.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí