Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Após apresentação, Plano de Desenvolvimento Econômico está disponível pela internet

Publicada em 23/11/2023 às 15:25

A Prefeitura de Jundiaí realizou na noite de quarta-feira (22), no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), a apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). O trabalho, realizado pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), durou nove meses e reuniu opiniões e apontamentos feitos por meio de 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas com instituições, empreendedores, estudantes, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e entidades ligadas ao setor econômico da cidade.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA O PREFEITO DE JUNDIAÍ, LUIZ FERNANDO MACHADO, DURANTE APRESENTAÇÃO DO PDEII. ELE ESTÁ EM PÉ, FALANDO AO MICROFONE. TEM BARBA E USA CAMISA BRANCA E PALETÓ AZUL
Prefeito Luiz Fernando Machado: “Conjugação do desenvolvimento econômico com a qualidade de vida”

O objetivo é pensar o desenvolvimento econômico e social do município nos próximos anos. O material está à disposição da população e pode ser consultado pela internet. “O plano é algo muito substancial. Tenho 20 anos na vida pública com mandatos e poucas vezes vi um trabalho tão profundo realizado em Jundiaí, que foi muito debatido por todos nós pelos desafios que a cidade tem”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, na abertura. “Um deles é a conjugação do desenvolvimento econômico com a qualidade de vida que nós adquirimos. Por isso é fundamental nos debruçarmos sob a ótica técnica, para termos a garantia de que estamos no caminho certo. Não queremos ser uma cidade grande, queremos continuar a ser uma grande cidade”, completou.

FOTO COLORIDA MOSTRA O AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, DURANTE APRESENTAÇÃO DO PDEII. AO FUNDO ESTÁ UMA TELA COM PROJEÇÃO DO PLANO, DURANTE FALA DE UM REPRESENTANTE DA FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO
PDEII foi elaborado durante nove meses, com 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas

Potencialidades

Entre os pontos de maior destaque estão a definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos – como a internacionalização de Jundiaí, para atrair novas empresas, mais empregos e investidores, e a valorização do comércio local – principalmente os pequenos e microempreendedores. Por meio da FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que deu suporte ao município para a construção do PDEII, foi exibido um documentário sobre o trabalho de produção do plano, que mostrou os passos e ouviu personagens que fizeram parte das oficinas.

“O plano foi construído através de uma escuta ativa (da população) muito forte. Penetramos na camada mais essencial da cidade e foi um processo muito rico. Foram nove meses de escuta, dialogando com quem faz o PIB (Produto Interno Bruto) de Jundiaí. Sob a ótica do planejamento, inclusive, o PDEII vai dialogar diretamente com outros planejamentos estratégicos que temos para o município, como o Plano de Saneamento e o Plano da Primeira Infância. A partir do planejamento, nós mostramos que temos um rumo para a cidade. Agradeço aos nossos servidores que labutam diariamente para que nossa cidade se desenvolva cada vez mais, seja mais próspera e mais humana”, afirmou José Antonio Parimoschi.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA O GESTOR JOSÉ ANTONIO PARIMOSCHI, DURANTE APRESENTAÇÃO DO PDEII. ELE ESTÁ EM PÉ, FALANDO AO MICROFONE. USA ÓCULOS, ESTÁ DE CAMISA BRANCA E PALETÓ ESCURO
Parimoschi, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, durante apresentação do PDEII

Para o gestor adjunto de Empreendedorismo e coordenador do PDEII, Wagner Soares, “o plano nos possibilitará uma maior acertividade nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e inovação, articulando as ações com os demais atores sociais, em especial, para melhorar o ambiente de negócios e potencializar a geração de empregos”.

Participaram da apresentação representantes do Ciesp Jundiaí, Senac Jundiaí, TVTec, Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Siemens, GL Foods, Foxconn, Ottech, Grape Valley, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Senai. A solenidade também foi acompanhada pelos gestores Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social), Tiago Texera (Promoção da Saúde), Amaury Marquezi (Cijun), Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte), Mônica Gropelo (TVTEC), Eduardo Alvarez (Agronegócio, Abastecimento e Turismo), Luís Cláudio Tarallo (Esporte e Lazer), José Galvão Braga Campos (Fumas), Simone Zanotello (Administração e Gestão de Pessoas) e Camila Murin (Escola de Gestão Pública). O presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Albino, representou o Legislativo municipal.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/23/apos-apresentacao-plano-de-desenvolvimento-economico-esta-disponivel-pela-internet/

Apoio