Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Atitude proativa da população leva a identificação de morcego com raiva

Publicada em 23/11/2023 às 09:58

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – identificou mais um morcego positivo para a raiva no Município e reforçou, nesta quarta-feira (22), as orientações na região do bairro Água Doce, onde o animal foi localizado. É o décimo quinto caso do ano.

“A partir da atitude proativa da população, que entrou em contato conosco e comunicou a ocorrência, fizemos o recolhimento do morcego, com encaminhamento para exame diagnóstico. Também foram tomadas as medidas preconizadas dentro do programa de prevenção da raiva. É fundamental que a população esteja sempre ciente sobre os procedimentos”, informa o coordenador do órgão, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Além das orientações aos munícipes da localidade, foi realizada a busca de sinais de colônias desses animais nas regiões próximas. Não houve contactantes com o caso. A VISAM ainda aguarda a confirmação sobre a espécie.

É fundamental comunicar a VISAM. Equipe faz a retirada e encaminhamento do animal para diagnóstico

Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a VISAM reforça que a orientação é contatar imediatamente o órgão pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para que os técnicos façam a retirada segura do animal.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. Tanto o recolhimento como o diagnóstico desses morcegos integram as atividades do Programa Municipal de Vigilância da Raiva.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/23/atitude-proativa-da-populacao-leva-a-identificacao-de-morcego-com-raiva/

Apoio