Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Publicada em 23/11/2023 às 09:06

A Prefeitura de Jundiaí aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal no país. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta quarta-feira (22), em solenidade no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), com a presença do presidente da Comissão de Saúde e Conselheiro Nacional do Ministério Público, juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto, de representantes dos sete Municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de Itatiba, e do vereador Edicarlos Vieira, membro da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência da Câmara Municipal.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e está empenhada para estimular a população a continuar erradicando doenças que podem deixar marcas, comprometendo o desenvolvimento de uma vida, e até matar. Não é normal, assistirmos a volta do sarampo, por exemplo. O Município e toda a região se unem a esse projeto de conscientização para reverter esse cenário preocupante. É fundamental zelarmos juntos pelas nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Municípios da RMJ e Itatiba se unem ao Conselho Nacional do Ministério Público para alavancar vacinação

Dados do Ministério da Saúde apontam que, desde 2015, o país vem registrando quedas na cobertura vacinal de imunizantes que são usados há décadas, como a rubéola, a coqueluche e a difteria. Neste ano, a vacinação infantil em geral não chega 50% na maioria dos casos, bem abaixo da meta preconizada, de 95% do público-alvo. Uma das preocupações é com a paralisia infantil (poliomielite), que está erradicada, mas com risco de ser reintroduzida no Brasil, como ocorreu em países como os Estados Unidos e Israel.

Em Jundiaí, em 2022, das vacinas para menores de um ano de idade, com exceção da BCG, que é aplicada nas maternidades da cidade, nenhuma atingiu o patamar preconizado. No caso das imunizações destinadas à maiores de um ano, nenhuma chegou ao índice ideal. Apenas na população de 4 anos, as coberturas foram alcançadas, com exceção da vacina varicela que ficou com 83,35%. Neste ano, apenas a BCG está com a cobertura ideal.

Prefeito Luiz Fernando destacou a importância do esforço para evitar doenças que podem ser prevenidas

“O esforço precisa ser coletivo e o nosso objetivo não é forçar, mas conscientizar. Esse é um projeto de fraternidade, sendo essencial que essa mobilização seja permanente para que possamos avançar e não tenhamos mais retrocesso. Resistência sempre existiu. Oswaldo Cruz enfrentou. Juntos, vamos trabalhar e reverter esse quadro. Já temos a adesão de 13 estados, três municípios, times de futebol e entidades da sociedade civil. Em Jundiaí, pela primeira vez, realizamos a adesão conjunta de uma região metropolitana, o que é de extrema importância”, comentou o promotor Oliveira.

A partir do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado em novembro de 2022, as autoridades da RMJ e a FMJ, que também aderiu, se comprometem a trabalhar de forma coordenada para aumentar as coberturas vacinais. O acordo prevê, entre as ações, a realização de campanhas de comunicação social, para fomentar com que a população busque as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto ressaltou a importância da adesão da região

Também participaram da solenidade os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, da Casa Civil, Gustavo Maryssael, e de Promoção da Saúde, Tiago Texera; os prefeitos de Louveira, Estanislau Steck, e de Várzea Paulista, Rodolfo Braga; o diretor da FMJ, Evaldo Marchi; secretários de saúde e vereadores da RMJ e de Itatiba, além de membros do Rotary jundiaiense, da 33ª Subseção da OAB e de instituições de ensino.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/23/jundiai-adere-ao-pacto-nacional-pela-consciencia-vacinal/

Apoio