Com Jundiaí à frente, ‘Mercocidades’ aprova a criação de grupo sobre Infância
Com proposta apresentada por Jundiaí, a rede de Mercocidades agora conta com uma nova Unidade Temática, com foco nas Infâncias. A formalização foi concretizada na tarde dessa quinta-feira (23), durante assembleia da 28ª Cúpula da rede internacional, na Estação das Artes da Sala São Paulo, após a apresentação pelo prefeito Luiz Fernando Machado das justificativas e apreciação dos membros presentes tanto de sua criação, quanto da indicação de Jundiaí como coordenadora do novo grupo de trabalho.
“Jundiaí concentra no programa municipal Cidade das Crianças a convicção de que a redução das desigualdades e o incentivo ao protagonismo das pessoas dependem da priorização dos investimentos nas Infâncias, fase que concentra o maior desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial dos indivíduos. Embasados em evidências científicas e na importância do trabalho intersetorial, propusemos a criação deste grupo de trabalho, como forma de potencializar os objetivos já alcançados no Município”, comentou Luiz Fernando.
A sugestão e formalização da criação da nova Unidade sucederam a apresentação on-line conduzida por Jundiaí em setembro deste ano e que, de imediato, já havia contado com a adesão suficiente de integrantes, conforme preconizado pela rede internacional, da qual o Município faz parte desde novembro do ano passado.
Tanto a adesão do Município à rede quanto a proposta de criação da nova Unidade são iniciativas da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças da Prefeitura. Além do compartilhamento de experiências exitosas conduzidas pelo programa Cidade das Crianças, a proposta de Jundiaí está também embasada na iniciativa “Jundiaí Cidade Inteligente” e na internacionalização do Município.
Representaram Jundiaí, acompanhando o prefeito durante a Cúpula, os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Cultura, Marcelo Peroni, o último que é também o ponto focal do programa Cidade das Crianças.
Durante a agenda, os integrantes também apreciaram os demais Município coordenadores e vice coordenadores das demais 19 unidades temáticas. O novo grupo, encabeçado por Jundiaí, terá como parceiros-adjuntos os Municípios de Ceres, na Argentina, e de Niterói, que apresentou interesse durante o evento e que, assim como Jundiaí, integra a rede brasileira Urban95.
Os próximos passos da nova Unidade Temática são a criação de uma agenda e cronograma de trabalho conjunto entre os representantes dos Municípios.
Cúpula
A 28ª Cúpula das Mercocidades está sendo realizada entre os dias 22 e 25 deste mês, na capital, Município que passa a assumir a presidência da rede para o próximo ano. A mesma agenda de criação da Unidade Temática para as Infâncias contou com a cerimônia de passagem da presidência para o prefeito paulistano, Ricardo Nunes, e do cargo de secretária-executiva da rede para a secretária de Relações Internacionais da Prefeitura paulistana, Marta Suplicy. A prefeita de Montevideu, Carolina Cosse, última ocupante do cargo de presidente, foi representada na cerimônia pela diretora de Relações Internacionais da capital uruguaia, Fabiana Goyeneche.
A Cúpula deste ano tem como tema “diverCIDADES: Inclusão para a agenda 2030” e conta com a participação de representantes governamentais e de organismos sociais e privados, entidades acadêmicas e demais agentes, de 370 cidades integrantes de dez países latino-americanos.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí