Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Campanha Fique Sabendo: Jundiaí amplia a testagem no mês de Luta contra a AIDS

Publicada em 30/11/2023 às 08:52

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, nesta sexta-feira (1), o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), inicia a 20ª edição da Campanha Fique Sabendo. Ao longo do mês, será ampliada a testagem rápida para HIV e Sífilis, com a disponibilização de exames e orientação em vários pontos da cidade.

Realizada em todo o Estado, a mobilização, além de promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, visa viabilizar o tratamento precoce nos serviços de saúde e também divulgar as estratégias de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Serão oferecidos testes rápidos em vários pontos e no CTA

“Todos os anos, a data é celebrada em todo o mundo, como uma oportunidade para reforçarmos a importância do diagnóstico precoce para a qualidade de vida das pessoas e de expressar coletivamente mensagens de apoio, respeito e atitudes contra o preconceito que persiste ao longo dos anos”, ressalta a gerente do CTA, Grace do Prado Dan, lembrando que o tema do ano é “Na Luta contra a AIDS: Troque o preconceito pelo respeito!”.

No Brasil, segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde de 2002, foram notificadas 40.880 novas infecções por HIV em 2021. De 1980 até junho de 2022, o País soma 1.088.536 casos de HIV. Em relação à Sífilis, em 2022, foram contabilizados 322.631 casos.

Em Jundiaí, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano (até o momento), foram notificados 136 casos de HIV e 309 de Sífilis. Em 2022, o ano todo, foram 171 de HIV e 285 de Sífilis.

Programação
Na sexta-feira (1), a equipe do CTA realiza, das 10h às 14h, atividade de orientação e distribuição de material no entorno da Praça da Matriz, no Centro.

No sábado (2), haverá testagem rápida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central (rua Antonio Segre, 71), das 8h às 11h.

Entre segunda (4) e sexta-feira (8), o CTA atende em horário ampliado, das 7h às 18h, para testagem rápida para HIV e Sífilis. O serviço está localizado na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, na Vila Hortolândia (entrada pela rua Dr. Amadeu Sacchi).

Na terça-feira (5), será aberta a exposição 40 anos de luta contra a AIDS no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda – CECCO (rua Benedito Sergio de Oliveira, 220, Parque Continental). Também no CECCO, entre os dias 13 e 14, haverá ações de orientação e entrega de materiais informativos, autotestes e preservativos.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/30/campanha-fique-sabendo-jundiai-amplia-a-testagem-no-mes-de-luta-contra-a-aids/

Apoio