Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura inicia a pintura de travessia segura no Centro de Jundiaí

Publicada em 30/11/2023 às 10:34

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão Mobilidade e Transporte (UGMT), iniciou a implantação das ações de moderação de tráfego com a pintura de travessias seguras no sistema viário do Centro da Cidade. A ação faz parte do Programa Ativa! Centro e está sendo executada, inicialmente, nos cruzamentos das ruas Siqueira de Moraes e Coronel Boaventura Mendes Pereira e no entorno do Centro das Artes. O trabalho consiste em implantar novas faixas de travessia e semáforos de pedestres para aumentar a segurança nas travessias, além de transformar espaços ociosos do sistema viário para a ampliação de calçadas estreitas, além de ampliar os espaços para os pedestres nas esquinas com Urbanismo Tático.

“Após um levantamento dos sinistros no município, identificamos que no Centro havia uma concentração de atropelamentos na Rua Siqueira de Moraes, por isso o foco em proteger os pedestres. Estamos complementando as faixas de travessias em todos os cruzamentos e serão instalados semáforos para que os pedestres possam atravessar sem se expor ao risco”, disse o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Pintura permitirá que o pedestre tenha espaço adequado para aguardar o melhor momento para atravessar

A pintura verde com os balizadores vai impedir o estacionamento irregular nas esquinas, permitir que o pedestre tenha espaço adequado para aguardar o melhor momento para atravessar, além de reduzir o percurso de travessia e possibilitar ao pedestre a circulação com maior segurança. Esse redesenho da via também induz a uma menor velocidade dos veículos, o que também contribui para a segurança de todos. “As extensões das esquinas deixam o pedestre que quer atravessar a via mais visível para o veículo que está passando, além de permitir maior visibilidade também para o pedestre”, completa o gestor.

Também estão previstas intervenções de ampliação de calçadas nos cruzamentos da Siqueira de Moraes com as Ruas XV de Novembro, Prudente de Moraes, Marechal Deodoro da Fonseca e Rangel Pestana para maior segurança dos pedestres.

A ação faz parte dos desdobramentos da pesquisa de percepção do Programa Ativa! Centro sobre o Centro da cidade, realizada entre 01 de agosto a 10 de setembro de 2023, na qual 2.031 pessoas responderam. A partir das respostas, estão sendo realizadas mais ações que farão parte do Plano Estratégico de Requalificação do Centro. “A pesquisa de percepção do Centro é um esforço em conjunto entre Poder Público, moradores, comerciantes e frequentadores do Centro para que as políticas públicas sigam de uma maneira persistente e para que o movimento seja mantido. Essas primeiras ações de segurança viária já trazem desdobramentos da pesquisa, que são a efetivação das políticas públicas no território e para as pessoas”, disse o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

“É importante ressaltar que as faixas de rolamento do trânsito não estão sendo diminuídas. O mesmo espaço de circulação de carros está mantido. O que está ocorrendo é o ajuste do espaço para travessia do pedestre nas esquinas para que eles tenham mais segurança. Nesta fase, também será implementado o programa “De olho na faixa”, ao longo desse corredor, melhorando a segurança das áreas escolares ali existentes com sinalização específica, além do monitoramento desses locais, para ações mais assertivas em todo o centro da cidade”, disse o diretor de Mobilidade e Engenharia da UGMT, Leandro Pinheiro.

O Programa Ativa! Centro é integrado pelas Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Mobilidade e Transporte (UGMT) e conta com o apoio da Rede de Ruas Completas de SP.

Áreas também impedirão o estacionamento irregular nas esquinas

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/11/30/prefeitura-inicia-a-pintura-de-travessia-segura-no-centro-de-jundiai/

Apoio